IFPE realiza Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015
Os candidatos farão provas de percepção e teoria musical. O resultado sai amanhã (10).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) aplica neste domingo, 09 de novembro, a primeira fase da Avaliação Específica em Música (AEM) do Vestibular 2015. Os exames serão realizados no Campus Belo Jardim entre as 8h e as 12h.
A primeira etapa será dividida em duas provas: Percepção Musical (PM) e Teoria Musical TM, sendo ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será constituída por ditado rítmico e melódico e a segunda por 20 questões de múltipla escolha. O resultado está previsto para sair amanhã (10).
Na quarta-feira 12, também das 8h às 12h, ocorrerá a segunda etapa, na qual os candidatos farão prova de Performance Instrumental / Vocal (PIV) e, em seguida, uma entrevista. Para a realização do exame, a instituição não disponibilizará instrumentos musicais, exceto Bateria/Percussão (Triângulo, Pandeiro e Zabumba).
Os candidatos devem comparecer ao local das provas com o cartão de inscrição, com a carteira de identidade e com caneta de tinta na cor preta ou azul. O resultado final da AEM deve ser liberado no dia seguinte, a partir das 17h. Haverá possibilidade de interpor recursos até um dia depois.
Vestibular
As provas gerais serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h. O cartão de informação, com os locais de aplicação dos testes, foi liberado no último dia 04. Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.
Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino.
A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).
A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.
Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde é realizada a inscrição também estão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.