Inscrições do Vestibular 2022 da Unicamp estão abertas
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 08 de setembro. Pedidos de isenção de taxa já foram recebidos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu início nesta segunda-feira, 02 de agosto, ao prazo de inscrições do seu Vestibular 2022. O prazo vai até o dia 08 de setembro e a taxa de inscrição custa R$ 180.
A partir das 09h do dia 04 de agosto, até as 17h de sexta-feira, dia 06, os pedidos de redução de 50% da taxa de inscrição serão recebidos. O desconto pode ser solicitado por quem esteja nos critérios de escolaridade e renda abaixo:
- Pessoas que sejam estudantes: ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação;
- Remuneração de até dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.
O resultado dos pedidos de redução da taxa será divulgado pela Unicamp em 16 de agosto.
Já os pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos de candidatos que se encaixassem nestas três modalidades:
I – Candidatos de baixa renda (Modalidade 1): será necessário apresentar inscrição no CadÚnico do governo federal;
II – Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp (Modalidade 2);
III – Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno (Modalidade 3).
O resultado foi disponibilizado no último dia 30. Estão isentos do pagamento 8.327 candidatos, número abaixo apenas das edições de 2021 (11.781) e 2019 (8.653).
Resultado isenção Unicamp 2022
Num primeiro momento, a Modalidade 1 tinha o limite de 6.680 isenções, mas a Unicamp beneficinou 7.186 candidatos. A categoria 2 registrou 38 beneficiados, já a 3 teve 1.103 isentos.
Aqueles que não tiveram seus pedidos de isenção aceitos pela Unicamp poderão entrar com recursos das 09h de sexta-feira, 30 de julho, até as 17h do dia 02 de agosto, pelo site do Vestibular.
Os contemplados com a gratuidade também precisam se inscrever no processo seletivo, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas pela Unicamp 2.540 vagas para o Vestibular 2022. A instituição utuliza cotas étnico-raciais para estudantes que se declarem pretos e pardos.
Conforme explica o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.
A Unicamp também oferta outras vagas para 2022 através das seguintes seletivas discriminadas abaixo:
- Enem-Unicamp: 639 vagas
- Vestibular Indígena: 49 vagas regulares e 81 vagas adicionais
- Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares e 8 oportunidades adicionais
As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022.
PAAIS
Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar também o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Confira como funciona a bonificação:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Provas
As provas de habilidades específicas para o curso de Música terão aplicação da primeira etapa no período de 15 a 24 de setembro. A segunda fase ocorrerá de 22 a 28 de outubro.
As provas da 1ª fase estão agendadas de acontecerem no dia 07 de novembro. Os inscritos deverão responder 72 questões refrentes a disciplinas do ensino médio.
Leia também: 5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp
Os aprovados na primeira etapa deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 09 e 10 de janeiro de 2022. Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos.
Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp
Candidatos concorrentes a cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE) que não seja a graduação de Música, fazem provas no período de 13 a 15 de janeiro de 2022, conforme o curso concorrido.
O resultado está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro de 2022. Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.