MEC prorroga inscrições para o SiSU 2021/1
Oferta é de mais 206 mil vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas
Interessados em tentar uma vaga em uma instituição pública de ensino ganharam mais cinco dias para se inscrever na primeira edição do 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo foi prorrogado de hoje, 9, para o dia 14 de abril.
Até as 18h de ontem, dia 8, o SiSU 2021/1 registrou 2,031 milhões de inscrições feitas por 1,057 milhão de candidatos. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada candidato pode concorrer em até dois cursos.
O sistema seleciona os candidatos por meio de análise das notas do Enem 2020. Os pesos e as notas mínimas de cada uma das cinco provas do exame educacional variam conforme o curso e universidade.
No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrêcia: se ampla concorrência, cotas ou programa de políticas de ações afirmativas.
O SiSU 2021/1 oferece 206.609 vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.
Notas de corte
Todos os dias de inscrição, à meia noite, o Ministério da Educação (MEC) liberou acesso às notas de corte. Para fazer a consulta, é necessário clicar no ícone de pesquisa o nome do curso ou da instituição de ensino.
A nota de corte é a menor nota que o estudante precisa ter para disputar uma das vagas. Essa nota é determinada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Para Medicina, que é o curso mais procurado pelos estudantes, é necessário ter mais de 70% de acerto no Enem 2020. Para se ter uma ideia: a nota de corte mínima para tentar uma vaga na carreira foi 730 pontos na quarta-feira e quase 800 ontem.
Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
Resultado
A prorrogação das inscrições modificou o cronograma de resultado e matrícula. Agora, o resultado do SiSU 2021/1 será divulgado no dia 16 de abril, com matrículas entre os dias 19 e 23 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 16 a 23 de abril.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.
Leia mais detalhes sobre a lista de espera do SiSU
Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.