Mais um instituto português adere ao Enem para ingresso de brasileiros
IPPortalegre é a sexta instituição de ensino superior de Portugal a firmar acordo com o Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nesta semana que o Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal, fechou um acordo com o órgão para usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos de graduação.
Saiba como usar o Enem para estudar em Portugal
O IPPortalegre é o quarto instituto português a aderir ao Enem esse ano. Antes, o Inep firmou acordo com os Institutos Politécnicos de Leiria (IPLeiria), de Beja (IPBeja) e do Porto (IPP). Além dessas, outras duas universidades de Portugal já usam o Enem desde o ano passado: de Coimbra (UC) e de Algarve (UAlg). A Universidade da Beira Interior (UBI) também aceita o Enem, mas sem firmar acordo com o Inep.
A nova instituição a aderir ao Enem possui faculdades de Educação, Tecnologia e Gestão, Saúde e Agrária. Alguns de seus cursos não são encontrados ou pouco explorados no Brasil, como Enfermagem Veterinária, Tecnologia de Produção de Biocombustíveis e Equinicultura (criação a manejo de equinos).
O processo seletivo de brasileiros vai considerar apenas o desempenho em uma das três últimas edições do Enem. Ele acontecerá sempre em junho, com oferta de 100 vagas. As inscrições custarão 20 euros e os selecionados pagarão cerca de 1 mil euros de anuidade. Há opções de alojamento com alimentação, entre 73 e 100 euros por mês.
O IPPortalegre está localizado na cidade que dá nome ao instituto, na região de Alentejo, sul de Portugal. Cerca de 3 mil estudantes estão matriculados na instituição.