MPF do Ceará encaminha ofício ao Inep em relação ao suposto vazamento das provas do Enem 2014
Em entrevista na semana passada, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem ser cancelado.
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) encaminhou ofício ontem, 19 de novembro, ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, solicitando mais detalhes em relação as providências que estão sendo tomadas para apurar a suposta violação do sigilo das provas da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No ofício, assinado pela procuradora da República Nilce Rodrigues, o MPF/CE requisita "menção expressa" do Inep sobre as providências adotadas internamente para "preservar a moralidade e o tratamento isonômico entre todos os alunos participantes do Enem de 2014". O documento foi enviado por Sedex e o Instituto tem 24 horas, a contar do recebimento, para atender a solicitação.
O documento foi enviado como parte da investigação feita pelo Ministério Público com base em informações divulgadas pela imprensa sobre o suposto vazamento do tema da redação do exame. O MPF/CE instaurou procedimento para apurar as denúncias na última sexta-feira, dia 14.
Segundo a assessoria do órgão, dois candidatos que disseram ter recebido mensagens adiantando o tema da redação já prestaram depoimento e mais um estudante deverá ser convocado.
Um estudante do Piauí procurou a Polícia Federal para realizar a denúncia, relatando ter recebido, por meio de um grupo de aplicativo de celular, uma foto da página da prova, onde estava o tema da redação, poucas horas antes de realizar os exames. Após esta primeira denúncia, outros estudantes do Ceará também afirmaram ter recebido o mesmo conteúdo.
Em entrevista coletiva na semana passada, Francisco Soares descartou a possibilidade de o Enem ser cancelado. No mesmo dia, a Polícia Federal prendeu uma quadrilha que fraudava o Exame.
*com informações da Agência Brasil