Novo Fies: inscrições para a primeira edição de 2018 estão abertas
Primeiro semestre tem oferta de 155 mil vagas. Para o ano, a expectativa é de 310 mil, sendo 100 mil sem juros.
O Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novos Fies) abriu prazo para inscrições abertas nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. Os interessados podem ser inscrever até o próximo dia 28, gratuitamente, no site do programa.
O Fies é destinado aos participantes que fizeram as provas em um ou mais anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, lembrando que cada edição do Fundo de Financiamento só utiliza a pontuação de uma edição do Enem. Se você fez mais de um, terá que escolher o que obteve melhor desempenho.
É preciso ter média de 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a redação para que possa se inscrever no Novo Fies.
A inscrição é feita informando o número de cadastro e a senha do Enem, além do CPF. Perdeu seus dados de acesso? Saiba como recuperar a senha ou login.
Novo Fies
O Fies 2018 é chamado pelo Ministério da Educação (MEC) de Novo Fies por causa das mudanças em sua estrutura. As vagas agora contam com modalidades de financiamento, assim como há diferentes requisitos conforme o tipo de benefício.
Para o primeiro semestre, a oferta do Fies é de 155 mil vagas. A expectativa é de que sejam 310 mil oportunidades para todo o ano de 2018.
Das 310 mil vagas para 2018, 100 mil são com juros zero. As demais permanecem com juros abaixo dos praticados em outros tipos de financiamento, valores que serão acordados conforme o banco em que o estudante fechar o contrato.
Outra mundança no Fies é o prazo de carência. No antigo modelo, os estudantes tinham 18 meses. Agora, o pagamento será feito a partir do fim do curso superior, se o aluno tiver renda.
Conheça as características de cada modalidade do Novo Fies:
FIES
- 80 mil vagas
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações máxima de 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa
P-FIES
- 75 mil vagas
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
De acordo com o MEC, as novas configurações do Fies são para que o Fundo de Financiamento Estudantil possa ser mantido em atividade. No antigo modelo, a inadimplência superou 50% dos casos.
Resultados
O Fundo de Financiamento Estudantil terá duas datas de resultado. O Fies tradicional (juros zero) terá a relação de convocados divulgada em 5 de março, assim como a lista de espera. Já o P-Fies (com juros) convocará os candidatos no dia 12 seguinte.
As modalidades 2 e 3 do Fies terão a chamada única e a convocação da lista de espera, enquanto o P-Fies terá apenas o resultado final.
A pré-seleção da lista de espera do Fies 2 e 3 será de 6 a 30 de março. Eles terão que acompanhar a situação da inscrição pelo site e completar o cadastro, dentro de três dias, para a contratação do financiamento.
Fies + ProUni
O resultado do Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi divulgado no último dia 14. Parte dos inscritos foi contemplada com bolsas parciais (de 50%). Estes estudantes podem se inscrever no Fies para conseguir o financiamento da outra metade do valor do curso.
Renovação de contratos
Os estudantes que fecharam contratos até a metade de 2017 poderão optar pela migração para o Novo Fies ou manutenção do modelo antigo.
Mais informações no site do Fies.