O Ministério da Educação (MEC) publicou na última segunda-feira, 5 de fevereiro, os nomes dos pré-selecionados na modalidade com juros zeros do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2018/1, o chamado Fundo Garantidor ou FIES 1.
Confira o resultado na página do Fies
A classificação obedeceu critérios de preferência atribuídos pelo MEC, os quais são:
I – Concorrentes que não terminaram o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II – Candidatos que não concluíram o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo Fies e o tenham quitado;
III – Participantes que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido contemplados pelo Fies; e
IV – Candidatos que já tenham se formado no ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, desde que já o tenha quitado.
Fui selecionado, e agora?
Os candidatos pré-selecionados precisam completar suas informações no site do Fies Seleção. O prazo para a complementação começa nesta terça-feira (6) e termina às 23h59 da próxima quinta-feira (8).
Após preencher os dados complementares no site, os pré-selecionados devem:
-> Comparecer à CPSA para a validação de suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da complementação no site do Fies;
-> Procurar o agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É preciso levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.
Lista de Espera
Os candidatos que participaram do FIES e não foram convocados nesta chamada regular já estarão automaticamente na lista de espera.
Os participantes terão que acompanhar a pré-seleção pelo site, de 6 a 30 de março. Se o candidato da lista de espera for convocado, ele terá que complementar suas informações na página oficial dentro de três dias úteis.
A modalidade P-Fies (com juros) não terá lista de espera e outras pré-seleções, somente a chamada regular.
P-Fies
Os selecionados no Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) serão conhecidos apenas no dia 12 de março. Os critérios para pré-seleção do P-Fies são:
I – Classificação de acordo com a nota no Enem no grupo de interesse escolhido, levando em consideração as opções de curso/turno/local de oferta selecionados pelo candidato;
II - Só haverá a classificação e pré-seleção se tiver a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito (banco).
O P-Fies não conta com a obrigação de complementar as informações. Por isso, os pré-selecionados já deverão procurar a CPSA e o agente financeiro conforme citado na modalidade anterior.
Novo Fies
O Fies 2018 é chamado de Novo Fies por trazer mudança da oferta, tendo vagas divididas em duas modalidades: FIES e P-Fies.
FIES
- 80 mil vagas
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações máxima de 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa
P-FIES
- 75 mil vagas
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
A oferta do Novo Fies é de 310 mil vagas para todo o ano de 2018. Destas, 155 mil foram para os inscritos no primeiro semestre.
Todos os candidatos tiveram que comprovar participação no Enem de 2010 em diante, escolhendo apenas uma edição se houver participado das provas em mais de uma ano. Foi necessário ter média de 450 no exame e nota acima de zero na redação.
Mais informações no Edital do Fies.