Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) de hoje, 29 de dezembro, a resolução do Ministério da Educação (MEC) que diz respeito aos critérios para a permanência no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o documento, a partir do primeiro semestre de 2018, os estudantes beneficiados pelo programa deverão ter aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% no último semestre cursado. O mecanismo foi criado para que os estudantes financiados pelo Fies sejam capazes de concluir o curso de graduação.
Contudo, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) podem ainda autorizar a continuidade do beneficio, por até duas vezes, caso o estudante não obtenha o aproveitamento e apresente as devidas justificativas.
Fies 2018/1
O Novo Fies foi sancionado no início de dezembro. Entre as alterações para o Programa estão a oferta de 310 mil vagas para 2018, sendo 100 mil sem juros. Ele já vale na primeira edição de 2018. Quem teve contrato firmado até a metade de 2017 poderá optar pela migração para o novo modelo.
Os participantes terão três opções de financiamento, os quais são separados por requisitos. Dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero.
Confira aqui mais detalhes do Novo Fies!
O Fies foi criado em 1999, pelo Governo Federal. Ele utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para ofertas financiamentos em cursos superiores ministrados em instituições particulares de ensino.
Podem participar do Fies candidatos que obtenham notas acima de 450 nas provas objetivas do Enem e que não zeraram a redação. O cronograma do processo seletivo de 2018 ainda não foi disponibilizado.