☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que pode cair de atualidades nos vestibulares em 2021

O que pode cair de atualidades nos vestibulares em 2021

Veja como estudar e os possíveis assuntos sobre atualidades que podem ser abordados nas provas dos vestibulares!

Publicado por Érica Caetano
10/08/2021 08h30 , atualizado em 10/08/2021 17h22
O estudante precisa saber como estudar assuntos relacionados a atualidades que podem estar no vestibular
O estudante precisa saber como estudar assuntos relacionados a atualidades que podem estar no vestibular

Você sabia que assuntos relacionados a atualidades podem estar presentes nas provas dos vestibulares e até mesmo nas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Os acontecimentos da atualidade do país e do mundo estão em todos os lugares, inclusive nas seletivas para o ingresso em universidades.

Mas como saber o que estudar? Vale reforçar que editais de grandes vestibulares costumam colocar a informação sobre a cobrança de temas da atuais. 

No caso do Enem, como as provas são confeccionadas, pelo menos, quatro meses antes de serem aplicadas, as chances de serem cobrados temas mais atuais são menores. Mas ainda assim, assuntos anteriores aos meses a data da confecção podem estar presentes.

Como sabemos que há grandes chances desses assuntos atuais estarem nos vestibulares, o profressor de Geografia do Colégio e Curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, Renato Piton, separou algumas considerações sobre como estudar e se preparar para estas questões. Confira:

1) Como é cobrada atualidades no Enem e nos vestibulares 

Mesmo as atualidades não sendo itens curriculares obrigatórios, é possível encontrá-la em praticamente todas as disciplinas. As questões de muitas matérias cobradas nos vestibulares e Enem, são grande parte das vezes com embasamento em eventos atuais.

No processo de ensino-aprendizagem é comum que ele seja realizado apenas através de conceitos técnicos. Nas provas esses conceitos costumam não estarem "soltos", fazendo com que o vestibulando saiba relacionar toda a bagagem teórica adquirida com a realidade que o cerca.

Vale destacar que não há questões de atualidades, mas sim questões de diversas disciplinas baseadas nos eventos mais recentes do Brasil e do mundo.

2) Assuntos sobre atualidades que podem ser cobrados

Com a agitação e grandes eventos acontecendo este ano, muitos assuntos poderão ser cobrados no que diz respeito a atualidades. Dentre os que se destacam, estâo:

3) Seja um estudante antenado

É fundamental  que o candidato esteja atento a assuntos atuais que são amplamente debatidos e veiculados. Dentre esses, os eventos geopolíticos são importantes, já que o mundo está em constante transformação, se organizando e reorganizando em ordens de poder que influenciam diretamente a vida da população. Israel e Palestina, por exemplo, é um tema que tem produzido temas para atualidades há mais de meio século.

Ainda falando falar em reorganização global, assuntos relacionados a pandemia merecem atenção. São muitas as mudanças, países retomando atividades em diferentes tempos, importância das vacinas, Jogos Olímpicos sem público e muitos outros temas que podem gerar inúmeros desdobramentos.

Por outro lado, apesar de sempre estar sendo debatido, questões ambientais são pouco prováveis de estarem sendo cobradas relacionadas a atualidades, já que muito se estuda sobre clima, solo, biomas. E o vestibular tem interesse em saber se o candidato sabe como esse estudo pode ser útil ao analisar cientificamente a realidade.

4) Formas de estudar atualidades

Para estudar atualidades é recomendável uma rotina. É preciso estabelecer um horário diário para leitura, ouvir ou assistir noticiários de fontes confiáveis. Mas lembre-se, apenas se inteirar sobre as notícias não garantem um "estudo de atualidades".

O estudante deve ter um olhar atento e preparado para enxergar o que vai além da notícia, para conseguir assimilar os conteúdos das disciplinas escolares nas entrelinhas da matéria.

É recomendável fazer o caminho reverso, que é após estudar algum conteúdo técnico, buscar a notícia sobre o assunto, ir atrás de como a realidade se relaciona com aquilo que acabou de aprender ou revisar.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025

As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.


Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido

O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.


Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025

Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas


Inep divulga datas do Enem 2025

Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho


Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)

Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.


Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)

Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental


Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido

O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.


Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana

O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.


Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25

A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita


Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21

Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.


Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)

Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.


ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações

Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.