Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja 5 dicas de preparação para vestibulares de meio de ano

Veja 5 dicas de preparação para vestibulares de meio de ano

Ler edital, fazer simulados e redações e cuidar da saúde mental são dicas para mandar bem nas provas

Publicado por Silvia Tancredi
09/06/2021 07h00 , atualizado em 09/06/2021 08h39
Estudar pela internet é uma maneira de se preparar para vestibulares de meio de ano
Estudar pela internet é uma maneira de se preparar para vestibulares de meio de ano

Udesc, Cederj, PUCRS e outras universidades ao redor do país já abriram inscrições para os vestibulares de meio de ano, também chamados de vestibulares de inverno. A maioria das provas serão aplicadas em junho e em julho.

O número de processos seletivos que vão ocorrer no final do primeiro semestre é menor do que os realizados no final do ano; mas, o conteúdo que será cobrado é o mesmo. Já a quantidade de vagas e a concorrência variam conforme a instituição de ensino. 

Mesmo com as datas das provas mais próximas, ainda dá tempo de você, vestibulando, fazer aquela revisão caprichada em alguma matéria na qual tem mais dificuldade ou resolver mais alguns exercícios e produzir redações.

Para ajudá-lo a se preparar da melhor forma para os vestibulares de meio de ano, separamos algumas dicas para você aproveitar os meses ou mesmo as semanas que faltam para as provas. Confira abaixo:

Leia sobre o vestibular

A recomendação é que você saiba todas as informações sobre o vestibular que vai prestar. Para isso, é interessante que você leia o edital. Nesse documento, constam todas as regras do processo seletivo.

No edital, você também vai encontrar o conteúdo que vai cair na prova, a quantidade de questões, se as perguntas serão objetivas ou discursivas, informações sobre a redação, etc.

Leia também: redação ou prova objetiva - por onde começar?

A coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso de São Paulo, Maria Pereira, comenta que, ao verificar o edital, você também pode traçar sua estratégia de estudos e de realização da prova.

Faça revisões

Conforme já mencionado, ao ler o edital você saberá o conteúdo que vai cair nas provas. Então, verifique se já estudou todos os temas e separe os que ainda não domina. 

Suponhamos que a sua dificuldade seja em ecologia, uma das áreas da biologia que mais caem em vestibulares. Então, este é o momento ideal para ler mais sobre o assunto e, mais próximo à prova, dar mais uma revisada.

Você também pode revisar os conteúdos pela internet, lendo portais, como o Mundo Educação, vendo vídeos e ouvindo podcasts. Você também pode acessar redes sociais ligadas à educação.

Acesse o instagram do Mundo Educação

Relembre temas da atualidade

Outra opção de preparação para vestibulares de meio de ano é revisar os temas da atualidade. Geralmente, as bancas que organizam os processos seletivos cobram assuntos que estiveram em evidência nos últimos meses antes de serem aplicadas as provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Então, liste os principais temas e se aprofunde naqueles que forem mais importantes, como, por exemplo, aqueles ligados à economia e à política internacional, ao meio ambiente, à saúde, entre outros.

Saiba mais: como estudar atualidades para vestibulares e Enem

Resolva exercícios

Depois de revisar as disciplinas e estar com o conteúdo em dia, o próximo passo é fazer exercícios e simulados. Assim, de acordo com a coordenadora Maria Pereira, você pode perceber o que é mais superficial e o que precisa ser ajustado antes do dia do exame.

"Treinar fazendo simulados e exercícios ajuda o aluno a entender qual a melhor estratégia de prova a seguir e a desenvolver maior capacidade de gerir o tempo para cada questão", ressalta a coordenadora Maria Pereira.

Confira os exercícios do Mundo Educação

Faça redações

A maioria dos vestibulares exige que os inscritos façam uma redação. Se for o seu caso, a próxima dica é você treinar a sua escrita, redigindo quantos textos puder. Afinal, para fazer uma boa redação, é preciso praticar bastante.

A recomendação é que peça para o seu professor de redação conferir como você desenvolveu o tema. Mas, caso não seja possível, peça a algum familiar ou amigo para ler o seu texto.

Cuide do seu emocional 

Cuidar da saúde mental é muito importante na preparação para vestibulares

A última dica, mas não a menos importante, é cuidar da sua saúde mental. A coordenadora Maria Pereira separou como você pode preparar o seu emocional. Veja:

  • Inclua momentos de lazer e diversão na sua agenda para descontrair a mente;
  • Converse com amigos, desabafe;
  • Faça atividades que relaxam como ioga, meditação, exercícios de respiração e concentração;
  • Durma bem e descanse;
  • Participe de grupos on-line que podem auxiliar no relaxamento e aumentam o potencial de concentração; 
  • Trace estratégias para resolver as questões no dia da prova e organizar o seu tempo da melhor forma;
  • Confie que estudou o suficiente e fez o seu melhor durante a preparação;
  • Procure um profissional da área de educação ou psicologia para ajudá-lo, se for o caso. 

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.