Resultado do Enem 2020 sairá na próxima segunda-feira (29)
Com notas em mãos, participantes podem ingressar em instituições de ensino superior.
Os inscritos no Enem 2020 poderão consultar as notas na próxima segunda-feira, 29 de março. O resultado deve sair na página do participante. Para acessar as notas, é necessário que o estudante insira o número do CPF e a senha cadastrada no momento das inscrições.
Perdeu sua senha do Enem? Veja como recuperá-la
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, as notas devem ser liberadas após as 18h.
Somente poderão conferir o resultado os participantes que já terminaram o ensino médio. Os treineiros – estudantes que fizeram o exame apenas para medir o conhecimento – poderão ver o desempenho no final de maio, quando também for liberado o espelho da redação.
As provas objetivas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método específico usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos processos seletivos que realiza.
Por outro lado, a redação do Enem é avaliada por dois corretores levando em conta cinco competências. Caso os dois avaliadores não entrem em consenso, é chamado um terceiro revisor.
Saiba como é corrigida a redação do Enem
Como foi o Enem 2020?
O Enem 2020 foi aplicado em três ocasiões:
- 17 e 24 de janeiro: provas impressas
- 31 de janeiro e 7 de fevereiro: provas digitais
- 23 e 24 de fevereiro: Enem PPL e reaplicação por motivos de logística ou falta por contágio do coronavírus
Em todas as datas, os estudantes produziram redações e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Veja os temas das redações:
Enem impresso: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira",
Enem digital: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"
Enem PPL e reaplicação: "Falta de empatia nas relações sociais no Brasil"
O que fazer com as notas do Enem 2020?
Com as notas em mãos, os estudantes podem calcular a média do Enem para analisarem chance de aprovação em programas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), em vestibulares e até estudar em Portugal.
Veja abaixo os programas de acesso ao ensino superior por meio das notas do Enem:
SiSU
A primeira oportunidade para tentar ingressar em instituições de ensino públicas é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 será de 6 a 9 de abril.
No total, o SiSU 2021/1 vai oferecer 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas. O resultado do SiSU deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.
Consulte as vagas do SiSU 2021/1
ProUni e Fies
Há outras opções para ingressar no ensino superior por meio das notas do Enem 2020. Veja abaixo:
ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo em instituições particulares. É necessário ter feito o Enem 2020 e comprovar renda.
Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil disponibiliza financiamentos em universidades particulares. Os interessados devem ter feito o Enem desde 2010 e ter notas acima de 450 pontos. Também é necessário comprovar renda.
As edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2021 já foram realizadas, pois as faculdades particulares não poderiam esperar as notas do Enem 2020. As seleções foram com as notas do Enem 2019 e edições anteriores.
No entanto, o MEC pretende realizar novos processos seletivos do Fies e ProUni antes do segundo semestre, e os estudantes poderão usar as notas do Enem 2020.
Para mais informações, acesse a página do Enem 2020.