UEM publica gabaritos do Vestibular 2020
Provas foram aplicadas nos últimos dias 23 e 24. No total, mais de 47% dos inscritos não compareceram à seleção.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) soltou no final da tarde desta terça-feira, 25 de maio, os gabaritos do Vestibular Unificado 2020. As provas foram aplicadas no último domingo e ontem.
Recursos serão recebidos até amanhã (26), mediante preenchimento de formulário disponível no site do vestibular e que deverá ser protocolizado das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h30, no Protocolo Geral da UEM, Bloco A-01.
Conforme o cronograma, o resultado do processo seletivo deve sair no dia 15 de junho.
Vestibular
No total, 14.272 candidatos se inscreveram no vestibular, mas 47% faltaram às provas. Segundo Maria Raquel Marçal Natali, presidente da Comissão Central do Vestibular, o que pode justificar o grande número de faltosos são: as inseguranças econômicas e de saúde pública causadas pela pandemia da Covid-19 e a transferência da aplicação de provas de Curitiba para Ponta Grossa.
Outra possível justificativa para a quantidade de ausentes é a divulgação do resultado final do Processo de Avaliação Seriada (PAS) no dia 7 de maio.
No primeiro dia, os candidatos elaboraram uma redação e responderam questões objetivas de conhecimentos gerais. No segundo dia, foi a vez de questões de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.
Vagas
Por causa da pandemia de coronavírus, a UEM unificou os vestibulares 2020. A oferta é de 2.989 vagas para cursos em Maringá, Umuarama, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Cidade Gaúcha, cidades do Paraná.
O curso de Medicina, ministrado em Maringá, é o mais procurado do vestibular unificado 2020 da UEM, com 271,52 candidatos por vaga.
Veja abaixo como estão distribuídas as vagas reservadas:
- 20% das vagas para as cotas sociais, ou seja, candidatos que estudaram os quatro últimos anos dos ensinos fundamental e médio na rede pública e que têm inscrição no CadÚnico.
- 15% das chances são para estudantes pretos e pardos (cotas raciais)
- 5% para concorrentes independente das exigências das cotas sociais.
Outros detalhes podem ser obtidos no site da UEM