UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou na tarde de hoje, 15 de abril, que as provas do Vestibular 2021 agora serão realizadas no dia 18 de julho. O anúncio foi feito pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca nesta tarde.
As provas estavam marcadas para o dia 28 de março, mas foram adiadas pela segunda vez devido ao estado de emergência da pandemia do coronavírus no Paraná e no Brasil.
Formato da prova
Há alguns dias, o reitor avisou que o processo seletivo poderia ocorrer em julho e em etapa única. O reitor disse ainda que existia a possibilidade de o vestibular da UFPR sofrer alteração no seu formato tradicional.
No dia 30 de abril, a UFPR vai definir em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) o formato da prova. O vestibular pode ser realizado em duas fases – conforme previsto inicialmente – ou com uma prova única.
Vestibular
O vestibular 2021 da UFPR será realizado nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
As provas da primeira fase serão formadas por 90 questões objetivas, sendo 12 questões de Português, 6 de Literatura Brasileira, 9 de Matemática, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 9 de Geografia, 9 de História, 5 Filosofia, 5 de Sociologia e 8 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Polonês, Japonês ou Italiano).
A segunda será composta por três questões discursivas comuns a todos os cursos. Haverá também a aplicação de perguntas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos.
Concorrentes a cursos que exigem testes de habilidades específicas, como é o caso de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música, passarão pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) em 19 de abril.
Vagas
Segundo este Guia do Candidato, são oferecidas 5.495 vagas, sendo 4.698 para o primeiro semestre e as demais (797) para o segundo.
Do montante de vagas oferecidas a universidade reservará o mínimo de 50% para o Sistema de Cotas - para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual, haverá uma parcela destinada aos candidatos de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas.
Para mais detalhes, acesse este Edital.