A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou hoje, 15 de março, por meio desta nota, que as provas da primeira fase do Vestibular 2021 foram adiadas devido ao estado de emergência da pandemia do coronavírus.
Segundo a nota, a nova data das provas será definida tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na prova de seleção, tanto em Curitiba quanto nas cidades do interior do Estado do Paraná.
O cartão com os locais onde seriam aplicados os exames da primeira fase sairia no dia 24 de março. Já as provas estavam marcadas para o dia 28 de março.
Esta é a segunda vez que o processo seletivo é adiado. Inicialmente, as provas seriam realizadas no dia 28 de fevereiro. Novas datas foram divulgadas, mas, por causa deste segundo adiamento, o calendário deve ser alterado.
Vestibular
O vestibular 2021 da UFPR será realizado nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
As provas da primeira fase serão formadas por 90 questões objetivas, sendo 12 questões de Português, 6 de Literatura Brasileira, 9 de Matemática, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 9 de Geografia, 9 de História, 5 Filosofia, 5 de Sociologia e 8 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Polonês, Japonês ou Italiano).
Veja mais detalhes sobre o vestibular da UFPR
A segunda será composta por três questões discursivas comuns a todos os cursos. Haverá também a aplicação de perguntas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos.
Concorrentes a cursos que exigem testes de habilidades específicas, como é o caso de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música, passarão pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) em 19 de abril.
Vagas
Segundo este Guia do Candidato, são oferecidas 5.495 vagas, sendo 4.698 para o primeiro semestre e as demais (797) para o segundo.
Do montante de vagas oferecidas a universidade reservará o mínimo de 50% para o Sistema de Cotas - para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual, haverá uma parcela destinada aos candidatos de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas.
Para mais detalhes, acesse este Edital.