UFPR divulga novo formato do Vestibular 2021
Provas serão aplicadas no dia 18 de julho em Curitiba e cinco cidades do interior do Paraná
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou nesta sexta-feira, 30 de abril, que o Vestibular 2021 será realizado em etapa única. Anteriormente, o processo seletivo tinha duas fases, com provas objetivas e discursivas.
Segundo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, o formato do vestibular foi alterado por causa do cenário de restrições e evolução da Covid-19 no Paraná. Também foram levadas em conta a expectativa dos candidatos e a retomada do calendário acadêmico, com a definição do início do ano letivo 2021.
O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a decisão viabiliza a realização de todo o processo, com dias adequados para correção, divulgação de resultados e matrículas dos calouros.
As provas estavam marcadas para o dia 28 de março, mas foram adiadas pela segunda vez devido ao estado de emergência da pandemia.
Cronograma
O novo cronograma do vestibular 2021 da UFPR já tinha sido divulgado no dia 15 de abril pelo reitor. As provas serão aplicadas no dia 18 de julho, nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
O número que questões foi reduzido em 30%. Antes, os vestibulandos respondiam 90 questões objetivas. Agora, serão 60 perguntas. Também será cobrada um redação, que terá 30% da nota total e será no modelo de texto dissertativo argumentativo.
No formato anterior, o vestibular tinha questões discursivas na segunda etapa. Conforme a UFPR, para os cursos que tinham essas perguntas dissertativas, será dado um peso maior nas disciplinas da prova objetiva.
"Por exemplo, no curso de Direito, as questões de História e Sociologia terão peso maior na prova objetiva da fase única. Já os cursos de Música e Arquitetura, que possuem provas de habilidades específicas, terão a situação tratada separadamente pelo Núcleo de Concursos (NC)", explica a universidade.
Vagas
Segundo este Guia do Candidato, são oferecidas 5.495 vagas, sendo 4.698 para o primeiro semestre e as demais (797) para o segundo.
Do montante de vagas oferecidas a universidade reservará o mínimo de 50% para o Sistema de Cotas - para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual, haverá uma parcela destinada aos candidatos de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas.
Para mais detalhes, acesse este Edital.