Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021
O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 22 de julho, que abriu um prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.
O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).
As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas de hoje (22) até as 23h59 do dia 31 de julho.
As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:
- 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
- 2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
- 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Para solicitar a isenção ém preciso preencher alguns pré-requisitos, sendo eles ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.
O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.
Resultado
A lista de beneficiados do Programa Complementar de Isenção será divulgada no dia 14 de agosto. Também a partir da mesma data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.
Vale lembrar que mesmo com a gratuidade garantida é necessário se inscrever no Vestibular 2021 da Unicamp, quando estas estiverem sendo recebidas, de 30 de julho a 08 de setembro, pela internet. Ao realizar a inscrição, os contemplados deverão usar o código de isento fornecido pela Comvest.
Vestibular 2021
O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.
Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 entre os dias 22 de junho e 08 de julho terão os resultados divulgados no dia 27 deste mês. As datas das provas do Vestibular 2021 tiveram que ser alteradas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Mais detalhes podem ser obtidos nesta página.