Unicamp anuncia alterações no Vestibular 2020
As principais mudanças referem-se à segunda fase, como, por exemplo, a redução dos dias de provas, de três para dois
A segunda fase do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será aplicada, agora, em apenas dois dias. Essa e outras mudanças foram anunciadas pela instituição na tarde de hoje, 14 de março.
O que muda
Até a edição do ano passado, a segunda etapa do processo seletivo ocorria em três dias. Os candidatos faziam uma redação e respondiam questões discursivas de todas disciplinas do ensino médio.
Para o vestibular 2020, a Unicamp decidiu que os estudantes deverão responder questões de disciplinas específicas de acordo com o curso de escolha.
Outra alteração refere-se à duração das provas da segunda etapa. Antes, os inscritos tinham quatro horas para responder todas as questões. Agora, eles ganham mais uma hora por dia.
O que não muda
A exceção fica para questões de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês que deverão ser resolvidas por todos os concorrentes, independente da carreira.
A redação também deverá ser produzida por todos. Haverá duas propostas de tema, mas o estudante precisará desenvolver apenas uma delas.
Segundo a universidade, o novo formato foi proposto com vistas a aprimorar a seleção dos candidatos já aprovados na primeira fase, de modo a melhor contemplar as especificidades da grande área de conhecimento do curso escolhido.
Veja como ficou:
A Unicamp informa ainda que não serão realizadas mudanças na primeira fase. As datas do vestibular 2020 ainda não foram divulgadas.
Unicamp
O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do Brasil. No último processo seletivo, foram oferecidas disputam 3.340 vagas em 70 cursos ministrados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba. Medicina foi o curso mais procurado, com 330 candidatos por vaga.