A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2020 e do Vestibular Enem-Unicamp 2020. Os interessados fazer o pedido até 6 de maio.
Peça isenção Vestibular 2020 Unicamp
A isenção da taxa é exclusiva para candidatos que concluirão em 2019 o ensino médio na rede pública e os que já concluíram, também em escola pública.
Três grupos de candidatos podem solicitar a isenção:
• Provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
• Funcionários da Unicamp/Funcamp;
• Interessados nos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)
No caso do último grupo (modalidade 3), não é preciso ter estudado em escola pública.
Veja também: qual a diferença entre cursos de bacharelado e licenciatura?
Novidades
Nesta edição do vestibular, há duas novidades sobre a isenção de taxa: agora podem se inscrever candidatos de todo o país e não somente de São Paulo; e a documentação comprobatória deverá ser enviada pelo formulário on-line e não mais pelos Correios.
Resultado
A lista dos estudantes beneficiados com a isenção da taxa será divulgada no dia 24 de julho. Quem for contemplado também terá que se inscrever no Vestibular 2020, pois a concessão da isenção não significa inscrição automática.
A Unicamp vai conceder 6.680 isenções para candidatos de baixa renda, 100 para funcionários da instituição e um número ilimitado de isenções para interessados nos cursos da modalidade 3.
O valor da taxa de inscrição do Vestibular 2020 ainda não foi divulgado. No ano passado, a taxa foi de R$ 170.
Mudanças no vestibular
Em março, a Unicamp informou mudanças para o Vestibular 2020, entre as quais que a segunda fase será realizada agora em dois dias e que haverá alterações nas provas.
O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do Brasil. No último processo seletivo, foram oferecidas 3.340 vagas em 70 cursos ministrados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba. Medicina foi o curso mais procurado, com 330 candidatos por vaga.