Unicamp fará adaptações no Vestibular 2021 por conta do coronavírus
Comissão do vestibular afirma que prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já anunciou as datas dos Vestibulares 2021. As provas da 1ª fase do processo seletivo tradicional serão aplicadas no dia 22 de novembro, e as da 2ª, em janeiro.
Confira datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes estão tendo aulas via Ensino a Distância (EaD). Mesmo assim, os vestibulandos estão preocupados de chegar o dia das provas sem que eles tenham visto todo o conteúdo.
O diretor da Comissão do Vestibular (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirma que a universidade também acompanha com preocupação a situação da pandemia e sabe dos impactos na aprendizagem e que, provavelmente, os estudantes não verão a totalidade dos conteúdos ou com a mesma profundidade.
Sendo assim, ele tranquiliza os vestibulandos, destacando que a prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar. A prova deve cobrar mais:
• Leitura e interpretação
• Raciocínio lógico
• Uso de referenciais básicos das linguagens e ciências
"Aproveitem esse tempo, continuem estudando e lendo, em casa, e vamos aguardar e torcer para que a gente possa superar esse quadro mais crítico da pandemia", recomenda o diretor da Comvest.
Veja também: dicas para estudar em casa durante a pandemia do coronavírus
A Comvest comenta que deve elaborar uma prova bastante antenada com o mundo atual. Por isso, podem aparecer questões relacionadas ao coronavírus
"Nós queremos estudantes que ingressem na universidade tendo conhecimento do mundo em que vivem, e este mundo está sendo marcado por esta condição atual da pandemia. Vivemos em 2020 uma situação que não havia sido vivida pela nossa geração", salienta o diretor.
Adaptações
O vestibular 2021 da Unicamp pode ser adaptado por causa da pandemia do coronavírus. A universidade demonstra preocupações de segurança com sua prova e passará a adotar também critérios de questões sanitárias.
O diretor comenta que, hoje, a Comvest não está pensando nessa questão do distanciamento, até porque há um acúmulo de candidatos que se deslocam para fazer a prova em um determinado local. "Nós seguiremos todos os protocolos de segurança na área médica, mas isso ainda não está no nosso radar", analisa.
Porém, a universidade é enfática e destaca, que, se por alguma infelicidade o quadro não melhorar até as provas do vestibular 2021 da Unicamp, serão feitos ajustes no calendário como os vestibulares do meio de ano.