☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC

Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC

A medida foi tomada por alguns fatores como a baixa qualidade acadêmica e o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora.

Publicado por Érica Caetano
14/01/2014 09h04 , atualizado em 14/01/2014 09h05

Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC
A medida foi tomada por fatores como a baixa qualidade acadêmica, o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora e falta de plano viável para superar estes problemas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da noite desta segunda-feira, 13 de janeiro, que descredenciou a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), todos com sede no Rio de Janeiro. 

A medida foi tomada pelo colegiado superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), devido a fatores como a baixa qualidade acadêmica, o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora e falta de plano viável para superar estes problemas, além da crescente precarização da oferta de educação superior.

Os alunos das duas instituições serão todos transferidos. Segundo o Ministério da Educação, em até cinco dias úteis, a Seres divulgará edital convocando as instituições de educação superior do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos regularmente matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica. A publicação do edital dará início ao processo de transferência assistida.

Os problemas envolvendo o nome destas instituições de ensino superior tiveram início em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo.

No início de 2013, com o processo em curso e a assunção de novos controladores do Grupo Galileo, a crise nas instituições se agravou com a deflagração de greve de professores, de funcionários e de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições de oferta em ambas instituições.

Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, processo administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade.

O Grupo Galileo informou, por meio de noita ainda na noite de ontem, repúdio ao descredenciamento da Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade. A direção do grupo afirma que vai recorrer da decisão junto ao próprio MEC, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis, já que o descredenciamento põe em risco o emprego de 1,6 mil professores e cerca de 1 mil funcionários administrativos, além de comprometer o futuro de milhares de estudantes.

No portal da Seres os interessados podem obter mais informações sobre a política de transferência assistida. Dúvidas podem também ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161 do MEC.

*com informações da Agência Brasil

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo