Diferença entre Biologia e Biomedicina
Mesmo tendo atuações distintas, é comum a confusão com o exercício dos profissionais formados em Biologia e em Biomedicina.
Os nomes podem até ter certa semelhança. A área em que estão também. Talvez seja por isso que muitos estudantes fiquem em dúvida sobre escolher o curso de Biologia ou o de Biomedicina no vestibular ou SiSU.
Há diferenças significativas entre as duas graduações e atribuições exclusivas para cada um destes profissionais. Vamos esclarecer a vocês quais as principais diferenças e semelhanças entre os dois cursos. Confira!
=> Biologia
A graduação em Biologia é oferecida em duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Contudo, algumas instituições de ensino optam por oferecê-las em conjunto.
No início no curso, são ministradas aulas mescladas de Química, Física e Matemática. Já ao longo da graduação, os alunos têm contato com as disciplinas específicas, como Ecologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Geologia, Botânica etc. Há também aulas práticas na grade curricular da graduação.
Após a formação, o profissional formado em Biologia tem no seu trabalho uma relação bem extensa no que diz respeito ao contato com o meio ambiente e com questões ligadas a sustentabilidade.
=> Biomedicina
O curso de Biomedicina é formado em sua grande parte por disciplinas de exatas, biológicas e humanas. Mas há também matérias específicas, além de vivências práticas.
Biologia Celular, Química, Bioética, Anatomia, Biofísica, Microbiologia, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Farmacologia, Bioquímica, Saúde Pública e Toxicologia são alguns dos módulos que compõem a grade curricular da graduação.
Geralmente, 20% da carga horária total do curso é destinada para o estágio supervisionado.
O profissional formado em Biomedicina tem uma função ligada à saúde do ser humano. O foco do seu trabalho é a prevenção e o tratamento de doenças.
Semelhanças e diferenças
A semelhança entre as duas profissões está no que diz respeito ao estudo dos seres vivos. A diferença está, entre outras coisas, no objetivo do estudo.
Ambas as profissões estudam e pesquisam sangue, tecidos, plantas e microrganismos, por exemplo, mas enquanto o foco do biomédico está em analisar as amostras e identificar agentes causadores de doenças, o biólogo visa entender a relação desses seres vivos com o meio em que vivem e/ou estão, o funcionamento desses organismos e os processos de evolução.
As duas profissões podem, inclusive, trabalhar juntas. O biomédico é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Já o biólogo é importante para manter o equilíbrio ambiental de uma região, evitando a proliferação de doenças, sejam elas através de vírus, bactérias, fungos ou protozoários.
Formas de atuação
Os campos de atuação de um biólogo são muito extensos. Os que formam em licenciatura podem atuar como professor do ensino fundamental e médio e, caso faça uma pós-graduação, pode seguir a carreira acadêmica em faculdades.
Há também a possibilidade de prestar concursos públicos ligados à área ambiental, já que há órgãos respeitados internacionalmente e com boas oportunidades nesta área no campo da pesquisa e preservação.
Projetos ambientais e ONGs são outros locais em que o formado em Biologia poderá atuar. Esses profissionais tendem a ser valorizados devido ao atual momento delicado na ecologia e preservação do meio ambiente.
Empresas e multinacionais no ramo alimentício também contratam os profissionais formados em Biologia para atuarem na fiscalização e controle dos alimentos fabricados. E, acreditem, até na construção civil este profissional pode atuar, por exemplo, na avaliação de impactos de determinados empreendimentos no ambiente, seja ele rural ou urbano.
Já o profissional formado em Biomedicina poderá se dedicar às pesquisas e estudos em diversas áreas da saúde. Ele poderá trabalhar na área de análises clínicas (a maioria dos profissionais estão atuando nesta área), em estudos e pesquisas ligadas à genética, banco de sangue e outras.
Um outro campo de atuação dos biomédicos é a Imaginologia, estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano por meio das inúmeras modalidades de exames de imagens. Em conjunto com radiologistas, podem operar máquinas como de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.
Outras áreas que vem crescendo muito para a atuação do profissional de Biomedicina é a de Biomedicina Estética e a que diz respeito à Reprodução Humana, muito requisitadas nos dias de hoje.