Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Crédito Universitário PRAVALER

Crédito Universitário PRAVALER

O PRAVALER pode ser usado por aqueles que estão começando agora seus estudos ou por alunos que já estão matriculados nas faculdades parceiras do programa.

Publicado por Érica Caetano
O PRAVALER é uma opção de financiamento estudantil
O PRAVALER é uma opção de financiamento estudantil

Com abrangência em grande parte das universidades do país, o financiamento estudantil Crédito Universitário PRAVALER é um programa de concessão de crédito privado, regulado pela Ideal Invest, que age por meio de parcerias com as universidades.

O PRAVALER possibilita ao estudante estender o prazo do pagamento das mensalidades sem a necessidade de pagar o valor cheio. O aluno paga uma parcela por mês até a sua quitação, podendo incluir no parcelamento as mensalidades em aberto que possua com a instituição de ensino. Assim, parte do pagamento é feito enquanto ele estuda e a outra parte depois de formado.

Todas as instituições parceiras arcam com, pelo menos, parte dos juros do financiamento para o aluno. Nesses casos, no qual a faculdade subsidia parte dos juros, tomando como exemplo um curso de quatro anos, o aluno tem 10 anos, em média, para quitar o financiamento. 

Em alguns casos, o subsídio de juros é integral. Nessa modalidade, em um curso de quatro anos, o aluno quita o financiamento em oito, pagando 50% da mensalidade enquanto estuda e 50% depois de formado, arcando apenas com a correção da inflação.

No site www.pravaler.com.br, o aluno pode simular a possibilidade de crédito de acordo com seu perfil, o curso e a instituição que ele pretende estudar. De antemão, é importante saber que, para solicitar o crédito, é necessário ter um fiador. 

Exigências

Para passar pela avaliação de crédito do Programa, além do fiador (pai ou mãe de preferência), é necessário possuir endereço de e-mail válido; CPF regular (aluno e fiador); não ter restrições junto aos órgãos de crédito, como SPC e Serasa (aluno e fiador) e preencher a proposta, desde que o perfil do estudante atenda a renda mínima exigida, ou seja, a renda do aluno ou do fiador deve ser no mínimo duas vezes o valor da mensalidade do curso.

No PRAVALER não é preciso estar matriculado para preencher uma proposta e saber se possuiu ou não o crédito. Também não é necessário comprovar carência de recursos. A contratação está sujeita à análise e às regras das instituições de Ensino Superior cadastradas e participantes. Atualmente, o Financiamento tem parceria com mais de 200 universidades em todo o Brasil e financia todos os mais de 12,5 cursos oferecidas nestas instituições. Consulte as faculdades cadastradas no PRAVALER!

Procedimento

O interessado no financiamento passa por seis etapas desde a inscrição até a liberação do crédito, caso seja aprovado. Inicialmente, deve-se preencher uma proposta com dados do fiador. A aprovação da proposta será realizada via contato de e-mail, dentro de até três dias úteis. Posteriormente, o aprovado será avaliado pela faculdade selecionada. A avaliação consiste na verificação de matrícula do aluno no curso buscado na proposta. Após a verificação, outro e-mail é recebido pelo candidato informando a disponibilidade do contrato no Portal do Aluno.

Dando continuidade as etapas, o aluno deverá imprimir seu contrato, assiná-lo e entregá-lo na faculdade junto com as cópias dos documentos exigidos e especificados aqui! Se for constatado na conferência que tudo está de acordo, será disponibilizado o primeiro boleto do financiamento, através do Portal do Aluno. É necessário baixá-lo, imprimi-lo e pagá-lo.

Ao ingressar no Crédito Universitário PRAVALER, o estudante assina um novo contrato semestralmente para dar continuidade ao financiamento das mensalidades. A cada semestre, os parcelamentos passam por uma nova análise de crédito. As mensalidades de cada contrato serão cobradas apenas após a quitação das parcelas do contrato anterior. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Juros

Na modalidade de financiamento em que a faculdade arca integralmente com os juros, para o aluno a taxa é zero. Ele arca apenas com a correção da inflação. Na modalidade em que a faculdade arca parcialmente, a taxa média de juros fica em 1,35% ao mês.

PRAVALER e Fies

Desde 2006, o PRAVALER já beneficiou mais de 60 mil alunos, totalizando aproximadamente R$ 1,5 bilhão em mensalidades financiadas. Nos últimos tempos, com as alterações e maiores exigências para a utilização do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies), a procura de universitários pelo PRAVALER aumentou consideravelmente. Segundo a Assessoria do PRAVALER, a procura cresceu sete vezes desde as alterações no Fies, entre os anos de 2014 e 2015. 

Veja a tabela comparativa dos dois financiamentos:

PRAVALER   Fies

 Pode ser utilizado para quem está entrando agora na Universidade ou para quem já está estudando;

 Pode ser utilizado para quem está entrando agora na Universidade ou para quem já está estudando;

Não utiliza o desempenho do Enem;

O estudante precisa ter alcançado média superior a 450 pontos no Enem, sem zerar a redação, para participar;

Precisa de fiador, sendo de preferência o pai ou a mãe do estudante; Somente os bolsistas parciais do ProUni, alunos matriculados em graduações de licenciatura e alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo estão dispensados da apresentação de fiadores. Os demais precisam optar por duas modalidades de fiança: Convencional e Solidária.

Fica disponível durante todo o ano;

Atualmente, possui prazo para inscrições tanto de novos contratos quanto para aditamentos;

Os juros são subsidiados parcial ou integralmente pela faculdade. Quando integrais, os juros para o aluno tem taxa zero, somente com a correção da inflação. Quando parcial, a taxa média de juros fica em 1,35% ao mês;

A taxa de juros do financiamento e a facilidade de aprovação no cadastro são as grandes vantagens do programa. O valor cobrado é bem inferior ao praticado pelos bancos, estando fixado em 6,5% ao ano. As faculdades também precisam dar desconto de, pelo menos, 5% no valor da mensalidade para os contemplados. Os graduados em licenciaturas que atuarem como Professores também podem solicitar o abatimento mensal de 1% do saldo devedor​;

Possui parceria com mais de 200 Universidades em todo o Brasil;

Possui mais de 1,4 mil instituições cadastradas e participantes;

Para participar, a renda do aluno ou do fiador deve ser no mínimo duas vezes o valor da mensalidade do curso escolhido.

Para participar é necessário comprovar renda per capita do grupo familiar, que não exceda o valor referente a 2,5 salários-mínimos.

Quadro comparativo entre os dois financiamentos estudantis

Mais informações sobre o Crédito Universitário PRAVALER podem ser obtidos no site do Programa.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho