Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. FIES 2022
  4. Modalidades de fiança no Fies

Modalidades de fiança no Fies

Fianças Convencional e Solidária e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo são as três opções disponibilizadas pelo Fies.

Publicado por Wanja Borges
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies

O processo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é considerado rápido e fácil por parcela significativa dos estudantes. Contudo, quando chega a hora de escolher o tipo de fiança, a realidade é outra. Uma das últimas etapas da inscrição, a definição da modalidade da fiança causa angústia aos universitários principalmente em decorrência da falta de conhecimento sobre o significado das opções disponibilizadas.

O aparecimento de termos desconhecidos como Fiança Solidária, Fiança Convencional ou Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, além de causar dúvidas, também pode prejudicar o andamento da inscrição, caso o estudante não tenha domínio do que é e de como funciona cada uma dessas opções. Pensando nisso, o Super Vestibular resolveu destrinchar cada uma delas, a fim de auxiliar o participante na sua escolha. Confira: 

Fiança Convencional
Na Fiança Convencional, o estudante deve apresentar dois fiadores ao Agente Financeiro. No caso de beneficiários de bolsa parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni), só podem ser apresentados fiadores que possuem renda mensal bruta conjunta igual ou superior ao valor original da mensalidade do estudante. Se o universitário não for beneficiário do ProUni, basta o fiador ter renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da mensalidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fiança Solidária
Neste caso, estudantes financiados pelo FIES se reúnem em grupo de três a cinco participantes, que se responsabilizam pela totalidade dos valores devidos individualmente pelo todo. O grupo, que deverá ser constituído por universitários da mesma universidade, tem que ser constituído no Agente Financeiro, no ato da contratação do financiamento. Não há exigência de comprovação de rendimentos. 

Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo
Para os estudantes que possuem dificuldades de apresentar um fiador, o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é a opção mais indicada. Contudo, o benefício é restrito para estudantes de licenciatura, com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo ou bolsa parcial no ProUni. A adesão nesta modalidade pode ser feita no ato da inscrição, desde que a universidade tenha aderido à iniciativa. A participação das instituições de ensino é voluntária. 

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram