Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. FIES 2021
  4. Modalidades de fiança no Fies

Modalidades de fiança no Fies

Fianças Convencional e Solidária e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo são as três opções disponibilizadas pelo Fies.

Publicado por Wanja Borges
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies

O processo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é considerado rápido e fácil por parcela significativa dos estudantes. Contudo, quando chega a hora de escolher o tipo de fiança, a realidade é outra. Uma das últimas etapas da inscrição, a definição da modalidade da fiança causa angústia aos universitários principalmente em decorrência da falta de conhecimento sobre o significado das opções disponibilizadas.

O aparecimento de termos desconhecidos como Fiança Solidária, Fiança Convencional ou Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, além de causar dúvidas, também pode prejudicar o andamento da inscrição, caso o estudante não tenha domínio do que é e de como funciona cada uma dessas opções. Pensando nisso, o Super Vestibular resolveu destrinchar cada uma delas, a fim de auxiliar o participante na sua escolha. Confira: 

Fiança Convencional
Na Fiança Convencional, o estudante deve apresentar dois fiadores ao Agente Financeiro. No caso de beneficiários de bolsa parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni), só podem ser apresentados fiadores que possuem renda mensal bruta conjunta igual ou superior ao valor original da mensalidade do estudante. Se o universitário não for beneficiário do ProUni, basta o fiador ter renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da mensalidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fiança Solidária
Neste caso, estudantes financiados pelo FIES se reúnem em grupo de três a cinco participantes, que se responsabilizam pela totalidade dos valores devidos individualmente pelo todo. O grupo, que deverá ser constituído por universitários da mesma universidade, tem que ser constituído no Agente Financeiro, no ato da contratação do financiamento. Não há exigência de comprovação de rendimentos. 

Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo
Para os estudantes que possuem dificuldades de apresentar um fiador, o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é a opção mais indicada. Contudo, o benefício é restrito para estudantes de licenciatura, com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo ou bolsa parcial no ProUni. A adesão nesta modalidade pode ser feita no ato da inscrição, desde que a universidade tenha aderido à iniciativa. A participação das instituições de ensino é voluntária. 

Veja também

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.