Logo Super Vestibular

Enem e Fies

Média mínima de 450 pontos na prova do Enem é uma das exigências para solicitar o financiamento estudantil

Publicado por Thaís Dutra
FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010
FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está diretamente ligado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por quê? Para ser contemplado com o programa, que é do Ministério da Educação (MEC), é necessário ter feito o Enem, a partir de 2010. Os estudantes podem ter entre 50% e 100% do curso financiado. 

O objetivo do Fies é oferecer financiamento em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda. Como um dos pré-requisitos, exige que os estudantes tenham média de, pelo menos, 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação.

A média do Enem leva em consideração as cinco provas: Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. É a mesma média do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Saiba como calcular a média do Enem

Desde 2018, o programa é dividido em duas modalidades: FIES, que possui juro zero com correção da inflação, e o P-FIES, cuja taxa de juros varia conforme o agente financeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ser contemplado pelo FIES, além de ter feito o Enem, o candidato deverá comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. No P-FIES, a renda sobe para até cinco salários mínimos.

Saiba como se inscrever no Fies

Ao longo do curso, o estudante pagará mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, além de seguro de vida, contratado no momento da assinatura do financiamento. Concluída a graduação, o estudante terá um mês para iniciar o pagamento do saldo devedor, caso tenha renda. 

Desta forma, será feita a amortização e calculado o valor da parcela, que pode variar entre os estudantes em função da renda mensal. Graduados que não possuem renda pagarão apenas o valor mínimo, para quitação do saldo devedor. Esse pagamento será descontado diretamente da renda, ou seja, retido na fonte. 

Para conseguir o financiamento, o estudante também deverá escolher uma forma de fiança. Confira as opções

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.