Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Pró Universidade

O objetivo do Pró Universidade é preparar jovens estudantes de Santa Catarina para os vestibulares de universidades públicas e provas do Enem

Publicado por Érica Caetano
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação
Crédito da Imagem: Pró-Universidade

Um dos cursinhos pré-vestibulares mais conhecidos de Santa Catarina, o Pró Universidade é um preparatório particular que oferece aulas tanto presenciais quanto online, para aqueles que estejam se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares de instituições de ensino superior da Região Sul. 

As aulas presenciais são realizadas em duas unidades do cursinho, uma no Centro de Florianópolis e outra no bairro Forquilhinhas, em São José, na Grande Florianópolis. A parte presencial do projeto é chamada de Pró Floripa.

O Pró Floripa acontece de julho a dezembro, com turmas pela manhã, tarde e noite na unidade Centro e apenas à noite na unidade Forquilhinhas. Os estudantes podem optar por qual turma participar.

Os alunos do Pró Floripa contam com material didático que possui conteúdo montado baseado nos assuntos cobrados com mais frequência nas provas do Enem e demais vestibulares. Os estudantes também podem acessar o ambiente de aulas online e ter suporte online de redação.

Para participar do Pró Floripa é preciso realizar o pagamento da entrada do cursinho e definir qual das mensalidades optará. Mais informações do Pró Universidade presencial podem ser vistas aqui!

Tópicos deste artigo

Aulas online

Há também a possibilidade de realizar o cursinho de forma online. Nesta opção, o participante tem a autonomia de montar o seu plano de estudos, realizar exercícios e simulados, assistir as videoaulas gravadas e ao vivo e enviar redações para serem corrigidas por corretores do preparatório.

Aqueles que escolherem pela plataforma online optam também pela duração do cursinho. Há opções de 1 ano/ 12 meses (Enem Premium), 6 meses (Enem Mega) e apenas um mês (Enem Master).

Outros detalhes para o Pró-Universidade online podem ser visualizados neste link.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do cursinho

No ano de 2003, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram a ideia de desenvolver um projeto de inclusão para jovens de baixa renda, a fim de proporcionar a eles maiores chances de se preparem para o ingresso no ensino superior. Assim, foi criado o Pré-vestibular da UFSC – Inclusão para a vida, com foco a preparação de jovens para as provas de vestibular e do Enem.

No ano de 2013, o Pré-Vestibular da UFSC adaptou o seu modelo, buscando adequar-se às mudanças no processo de inserção de alunos no ensino superior nos últimos anos, transformando-se no Pró-Universidade.

As aulas gratuitas eram oferecidas aos estudantes que cursaram ou estivessem terminando o ensino médio em escolas públicas Santa Catarina, não podendo participar alunos do ensino médio da rede particular, mesmo bolsistas. O índice de aprovação era excelente, com mais de 50% dos jovens do projeto aprovados em vestibulares.

Contudo, devido a falta de recursos, com o corte de verbas e a perda de apoio da UFSC, o cursinho precisou alterar o seu formato deixando de ser um pré-vestibular comunitário.

Na sua história, o Pró Universidade já atendeu quase 30 municípios catarinenses, ofertando mais de 3 mil vagas, sendo considerado um dos maiores preparatórios do país. 

Contato

Site: https://prouniversidade.com.br/
E-mail: contato@prouniversidade.com.br

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023