Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Três universidades federais realizam exames dos Vestibulares 2015

Três universidades federais realizam exames dos Vestibulares 2015

Inscritos nos certames da UFSC, UFES e UFJF fazem as provas no período vespertino

Publicado por Silvia Tancredi
15/12/2014 05h30 , atualizado em 16/12/2014 07h52

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encerra hoje, 15 de dezembro, a aplicação das provas do Vestibular 2015, das 14h às 18h, em 23 cidades do estado. Os candidatos vão produzir uma Redação e fazer quatro questões discursivas. 

Os vestibulandos fizeram testes no último sábado e domingo, 13 e 14. Foram 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras, oito de segunda língua, dez de Matemática e dez de Biologia no primeiro dia e 40 questões de História, Geografia, Física e Química no segundo. 

Assim como nos dias anteriores, os inscritos devem portar o Documento de Identidade original, a Confirmação de Inscrição Definitiva impressa e caneta esferográfica fabricada em material transparente de tinta preta, preferencialmente. Objetos como telefone celular, relógio, controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablets e similares não serão permitidos. Ainda não foi informada a data de liberação do resultado final.

A instituição registrou no primeiro dia de certame 6.016 faltantes, de um universo de 33.431 candidatos. O número corresponde ao índice de abstenção de 17,993%. Ontem, o número foi de 19,36%. Foram recebidas mais de 33 mil inscrições para concorrer às 6.511 vagas distribuídas em 98 opções de curso, nos cinco campi da instituição, situados em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Medicina é o curso mais disputado. Saiba mais. Para mais informações, acesse o Edital ou entre em contato pelo telefone (48) 3721-9200 ou e-mail vestibular2015@coperve.ufsc.br.

UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realiza hoje, das 14h às 17h, em sete municípios, o segundo dia de provas do Vestibular 2015. Os inscritos farão prova discursiva de Física ou História ou Química ou Língua Inglesa com cinco questões cada. Inscritos no curso de Letras-Libras terão teste específico de Libras com 20 questões. 

Recomenda-se que os vestibulandos cheguem com uma hora de antecedência portando o cartão de inscrição, o documento de identificação original, lápis, borracha e caneta esferográfica de cor preta ou azul-escura de corpo transparente. Somente será possível sair da sala depois de uma hora e meia.

Ontem, domingo 14, os inscritos elaboraram uma Redação. O caderno de provas pode ser acessado clicando aqui! Amanhã (16), será a vez de cinco questões discursivas de Matemática ou Geografia ou Biologia ou Língua Portuguesa e Literatura. A 1a etapa do certame foi o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas ocorreram em 08 e 09 de novembro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quase 20 mil candidatos passam pelas provas da 2a fase. São oferecidas 4.178 vagas em 77 cursos ministrados em Vitória (3.298), Alegre (380) e São Mateus (500). Desse total, 9.368 concorrem pela reserva de vagas. Veja a concorrência. A lista com os aprovados no processo seletivo está prevista para sair no dia 28 de janeiro de 2015. Para mais informações, acesse o Edital ou o Manual do Candidato.

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, segue aplicando hoje as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2015, das 14h às 18h, em quatro cidades mineiras e em Volta Redonda (RJ). Os candidatos serão condicionados a questões discursivas. 

Os portões dos locais de prova serão abertos às 14h e a recomendação é para chegar com uma hora de antecedência. Os inscritos devem levar o documento de identidade, caneta com corpo transparente, de cor azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente. Somente será possível sair da sala depois de uma hora e meia de provas.

Amanhã (16) os candidatos continuam fazendo questões discursivas. Ontem (14) eles responderam 40 questões de múltipla escolha das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, Química, Literatura, Biologia, Física e História. Veja aqui as provas e gabaritos do 1º dia! No domingo, a Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou 1.964 ausentes, o que corresponde a 8,74% dos 22.463 inscritos. A maioria (1.208) é do módulo I.

Aqueles que quiserem interpor recursos deverão protocolar o pedido hoje, das 09h às 18h, presencialmente na Central de Atendimento da Universidade, situada no prédio da Reitoria, ou por meio do envio de fax para (32) 2102-3755/3979. A resposta dos mesmos será publicada nesta quinta, dia 18.

Nesta edição, o Vestibular UFJF disponibiliza 1.152 vagas para a cidade de Juiz de Fora, em 59 cursos, e 250 para Governador Valadares, em dez opções de graduação. O resultado final do módulo III será liberado no dia 12 de fevereiro de 2015, e as notas dos módulos I e II em 23 de março. Confira todas as informações no Edital do Pism e nesta página.

Veja também

Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet
Tande, ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, sofre infarto. Conheça causas e sintomas do infarto
Ex-atleta sentiu palpitações, falta de ar e dor no ouvido. Tande está recuperando-se em casa.
UFSC divulga Edital do Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo ofertará mais de mil vagas. Dentro desse universo, há oportunidades para o IFSC.
Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)