Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Aprovado em mais de uma instituição

Aprovado em mais de uma instituição

O estudante aprovado em mais de uma universidade deve analisar pontos positivos e negativos de cada uma de suas aprovações.

Publicado por Érica Caetano
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades

Qual estudante não fica feliz ao saber que depois de muito esforço e sacrifício alcançou a tão sonhada aprovação no vestibular?! E quando a aprovação acontece em mais de uma instituição?! A felicidade é sem tamanho tanto para o recém-calouro como para amigos e familiares. Mas passado o momento de euforia, vem então a hora considerada difícil para muitos, que é a de escolher em qual das instituições estudar.

Na verdade, esta é uma situação em que muitos vestibulandos gostariam de passar. Atualmente, em virtude da grande concorrência dos processos seletivos, não são todos os candidatos que possuem desempenho suficiente para serem aprovados em mais de uma instituição. Muitos não conseguem ser aprovados em uma sequer.

Analise todos os aspectos

Caso o aluno tenha o privilégio de passar por essa situação, o que deve pesar na sua escolha para decidir onde estudar? Realmente essa decisão é muito pessoal e envolve inúmeros fatores. Devem ser observados aspectos relacionados à tradição da instituição, a história do curso em que foi aprovado, a estrutura oferecida para as aulas (laboratórios, corpo docente, grade curricular etc.), localidade, entre outros. Após analisar todos esses aspectos, é preciso pesar então os pontos positivos e negativos que cada instituição irá oferecer para você no decorrer de sua trajetória acadêmica.

Despesas

Quando é necessário que o estudante mude de cidade para fazer o curso, é importante levar em conta outros aspectos. Apesar de a mudança ser um processo natural e muitos passarem por essa situação a cada novo resultado de vestibular, é necessário estar atento, pois essa decisão acarretará também em despesas extras, mesmo no caso da aprovação em instituição pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gastos com aluguel, alimentação, material didático, entre outros, também devem ser avaliados no momento da escolha. Hoje já existem opções para estudantes de outros municípios que se deslocam para cidades diferentes a fim de fazer a graduação. Pensionatos, repúblicas e casas de estudante podem ser ótimas opções para esses jovens. Mas mesmo assim é preciso colocar tudo na ponta do lápis e levar em conta esses aspectos.

Educadores também orientam que caso a dúvida persista por mais tempo, não sendo possível chegar a um consenso antes da data de realização de matrícula, o indicado é que o jovem faça o registro acadêmico como garantia de vaga até que se decida melhor.

Mas o mais importante é ter consciência de que isso deve ser uma escolha do aprovado. Muitas pessoas irão opinar, sugerir, dar seu ponto de vista, entretanto, somente ele é que poderá realmente decidir qual é a melhor decisão para o seu futuro acadêmico. 

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública