Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Aprovado em mais de uma instituição

Aprovado em mais de uma instituição

O estudante aprovado em mais de uma universidade deve analisar pontos positivos e negativos de cada uma de suas aprovações.

Publicado por Érica Caetano
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades

Qual estudante não fica feliz ao saber que depois de muito esforço e sacrifício alcançou a tão sonhada aprovação no vestibular?! E quando a aprovação acontece em mais de uma instituição?! A felicidade é sem tamanho tanto para o recém-calouro como para amigos e familiares. Mas passado o momento de euforia, vem então a hora considerada difícil para muitos, que é a de escolher em qual das instituições estudar.

Na verdade, esta é uma situação em que muitos vestibulandos gostariam de passar. Atualmente, em virtude da grande concorrência dos processos seletivos, não são todos os candidatos que possuem desempenho suficiente para serem aprovados em mais de uma instituição. Muitos não conseguem ser aprovados em uma sequer.

Analise todos os aspectos

Caso o aluno tenha o privilégio de passar por essa situação, o que deve pesar na sua escolha para decidir onde estudar? Realmente essa decisão é muito pessoal e envolve inúmeros fatores. Devem ser observados aspectos relacionados à tradição da instituição, a história do curso em que foi aprovado, a estrutura oferecida para as aulas (laboratórios, corpo docente, grade curricular etc.), localidade, entre outros. Após analisar todos esses aspectos, é preciso pesar então os pontos positivos e negativos que cada instituição irá oferecer para você no decorrer de sua trajetória acadêmica.

Despesas

Quando é necessário que o estudante mude de cidade para fazer o curso, é importante levar em conta outros aspectos. Apesar de a mudança ser um processo natural e muitos passarem por essa situação a cada novo resultado de vestibular, é necessário estar atento, pois essa decisão acarretará também em despesas extras, mesmo no caso da aprovação em instituição pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gastos com aluguel, alimentação, material didático, entre outros, também devem ser avaliados no momento da escolha. Hoje já existem opções para estudantes de outros municípios que se deslocam para cidades diferentes a fim de fazer a graduação. Pensionatos, repúblicas e casas de estudante podem ser ótimas opções para esses jovens. Mas mesmo assim é preciso colocar tudo na ponta do lápis e levar em conta esses aspectos.

Educadores também orientam que caso a dúvida persista por mais tempo, não sendo possível chegar a um consenso antes da data de realização de matrícula, o indicado é que o jovem faça o registro acadêmico como garantia de vaga até que se decida melhor.

Mas o mais importante é ter consciência de que isso deve ser uma escolha do aprovado. Muitas pessoas irão opinar, sugerir, dar seu ponto de vista, entretanto, somente ele é que poderá realmente decidir qual é a melhor decisão para o seu futuro acadêmico. 

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game