Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Pronto para morar em uma república?

Pronto para morar em uma república?

Ao ser aprovado em instituições fora de sua cidade natal, muitos jovens precisam recorrer a repúblicas de estudantes.

Publicado por Érica Caetano
Morar em república pode render grandes amizades
Morar em república pode render grandes amizades

Em época de vestibular, muitos estudantes realizam provas em inúmeras instituições, inclusive fora de sua cidade natal. Quando sai o resultado e ele é aprovado na faculdade longe de casa, iniciam as dúvidas e preocupações. A maior delas está relacionada à moradia. Onde morar, já que não conheço ninguém na nova cidade onde irei estudar. Uma das opções é morar em uma república universitária

São chamadas de repúblicas as moradias divididas apenas por estudantes. Geralmente, uma casa ou apartamento com um determinado número de alunos de uma mesma instituição ou mesmo curso. Apesar de parecer simples morar nesses locais, é preciso ter responsabilidade e maturidade para conviver de forma coletiva.

Como é morar em república

Morar em repúblicas possui inúmeros pontos positivos, afinal de contas, o universitário aprende a viver em comunidade, administrando seu tempo, dinheiro e obrigações. Além disso, acaba conhecendo e fazendo novas amizades. Por outro lado, em virtude do grande número de pessoas vivendo juntas em um mesmo ambiente, se o estudante não souber lidar com os demais colegas, pode ocasionar grandes transtornos.

Os hábitos e os costumes de cada indivíduo são diferentes um dos outros. Uns gostam de ouvir um tipo de música, outros preferem ouvir som com volume mais alto. Uns gostam de banho frio, outros de banho quente. Uns não conseguem dormir cedo, outros precisam levantar bem cedo. Uns são bem bagunceiros, outros rigorosamente organizados e assim por diante.

Se você for extremamente organizado e muito perfeccionista, pode demorar a se acostumar ou até mesmo não se adaptar à vida nas repúblicas, mas, aprendendo a conviver com as diferenças uns dos outros de forma saudável, respeitosa e flexível, a experiência se tornará muito rica.

Evitando problemas

Para evitar problemas futuros e maiores transtornos, é importante que a república estabeleça regras aos moradores logo de início. É necessário alinhar questões em relação a horários e limpeza, por exemplo. Manter uma rotina de organização da área comum da república ou até mesmo estabelecendo quem ficará responsável pela limpeza dela a cada semana, dias em que cada componente ficará responsável pela retirada do lixo e varredura do espaço etc. As normas estabelecidas precisam ser negociadas e obedecidas, a fim de evitar problemas decorrentes do seu não cumprimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Organizar as contas da casa também é fundamental. Não é nada agradável lembrar que a água do banho está gelada porque alguém se esqueceu de pagar a conta, não é mesmo?! Para não passar por essa e outras situações é interessante predefinir com os colegas a maneira de lidar com as despesas.

O tempo durante o banho também deve ser avaliado pelo morador. Passar horas no banho já não é uma atitude legal quando se mora com a família, por conta do desperdício de água, imagina agora com outros companheiros que precisam utilizar o mesmo banheiro que você. Portanto, evite deixar os colegas esperando. Em caso de urgência para utilizar algum cômodo do imóvel, por conta de compromissos, é melhor conversar e informar para não causar desentendimento e um possível mal-estar.

Atente também ao barulho. Esse item está entre as principais queixas de vizinhos de república. Além dos vizinhos, os próprios colegas de república podem se incomodar com o barulho em excesso. Por isso, lembre-se de respeitar os limites.

E, por último, mas não menos importante, informe aos moradores da república com antecedência caso for levar alguém para dormir na residência, quer seja amigos ou namorado(a). Quando se mora com outras pessoas, todos precisam se sentir confortáveis. Caso necessário, inclua esta questão nas regras da casa.

Sabendo respeitar o espaço do outro e seguindo as normas e preceitos estabelecidos pelos moradores, viver em república pode ser muito divertido e válido na vida do estudante como processo de amadurecimento.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa