Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Passei no Vestibular. E agora?

Passei no Vestibular. E agora?

Você sabe o que fazer depois de conferir seu nome na lista de aprovados do vestibular? Comemorar é o primeiro passo.

Publicado por Wanja Borges
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula

Estresse na hora dos estudos, dúvida para decidir o curso e a universidade e nervosismo enquanto aguarda o resultado. Esses três momentos expressam, com propriedade, a realidade vivenciada pelos vestibulandos durante o período de preparação para ingresso no ensino superior. Nesta fase, a preocupação é tanta que muitos estudantes acabam deixando de pensar nos desdobramentos de uma possível aprovação e, por isso, perguntas simples, como “passei no vestibular, e agora?”, acabam ficando sem respostas. 

Em primeiro lugar, é hora de comemorar. Para muitos, passar no vestibular é a realização de um sonho, por isso, nada mais justo do que celebrar esta conquista. Reúna amigos e familiares, raspe a cabeça, pinte com batom o nome do curso e universidade no rosto, peça dinheiro no trânsito, participe do trote dos veteranos e faça tudo que tenha direito. Acalmados os ânimos, é hora de pensar na vida universitária. A primeira coisa a se fazer é checar as datas da matrícula.

Algumas instituições divulgam o cronograma de matrículas juntamente ao edital de abertura das inscrições. Entretanto, outras preferem definir o prazo somente após a divulgação da lista de aprovados. Se definido antecipadamente, basta conferir a data no Manual do Candidato ou outro documento do processo seletivo. Caso contrário, checar o site e redes sociais da universidade ou entrar em contato, via e-mail ou telefone, com a Secretaria Acadêmica pode ser uma boa opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Documentação

Em seguida, basta separar a documentação pessoal e acadêmica, basicamente constituída por foto 3x4, certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Algumas instituições exigem a apresentação de outros documentos, como no caso dos cotistas. Neste caso, basta conferir no edital. O importante é permanecer atento ao prazo, horário e local e não deixar a matrícula para a última hora.

Matrícula em disciplinas

Na maioria das universidades, após a efetivação da matrícula o estudante recebe um documento com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições preparam, ainda, uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros, chamada de "calourada". No ato da matrícula, informe-se a respeito. Este é um importante momento para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição. 

Após seguir todos esses passos, é hora de relaxar, descansar e aguardar o início das aulas. O estudante pode aproveitar este intervalo para conhecer melhor o curso e a universidade. Os Diretórios Centrais dos Estudantes e os Centros Acadêmicos costumam ser bons refúgios para os novatos. É importante lembrar que a universidade é totalmente diferente da escola, por isso, organização, paciência, interesse e dedicação são algumas das características que farão uma grande diferença nessa trajetória. No mais, boa sorte (outra vez). 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.