Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. A hora do resultado do vestibular

A hora do resultado do vestibular

Depois de se preparar, estudar, fazer inscrições e realizar as provas, chegou a tão esperada hora da divulgação do resultado do vestibular.

Publicado por Érica Caetano
A divulgação do resultado é um momento muito esperado
A divulgação do resultado é um momento muito esperado

Geralmente, começa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga horária de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando inúmeras provas e simulados até chegar o período de inscrição dos vestibulares. Logo após, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulgação do resultado oficial do vestibular. E eis que ele então é divulgado.

Só passando por isso para saber a imensa satisfação e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informação de que fomos aprovados no tão sonhado vestibular, na tão sonhada universidade, no tão sonhando curso. Caso tenha como resposta um “sim” ou um “aprovado”, o que não falta são motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar única e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e saídas com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, não é nada fácil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula

A primeira coisa que os aprovados devem fazer é averiguar com bastante cuidado as orientações repassadas pela faculdade em relação às datas, horários, locais e documentação necessária para a realização e efetivação da matrícula.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não desista

Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balanço dos seus estudos no último ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa análise, fica mais fácil identificar os possíveis erros e melhorá-los no próximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro