Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. A hora do resultado do vestibular

A hora do resultado do vestibular

Depois de se preparar, estudar, fazer inscrições e realizar as provas, chegou a tão esperada hora da divulgação do resultado do vestibular.

Publicado por Érica Caetano
A divulgação do resultado é um momento muito esperado
A divulgação do resultado é um momento muito esperado

Geralmente, começa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga horária de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando inúmeras provas e simulados até chegar o período de inscrição dos vestibulares. Logo após, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulgação do resultado oficial do vestibular. E eis que ele então é divulgado.

Só passando por isso para saber a imensa satisfação e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informação de que fomos aprovados no tão sonhado vestibular, na tão sonhada universidade, no tão sonhando curso. Caso tenha como resposta um “sim” ou um “aprovado”, o que não falta são motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar única e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e saídas com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, não é nada fácil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula

A primeira coisa que os aprovados devem fazer é averiguar com bastante cuidado as orientações repassadas pela faculdade em relação às datas, horários, locais e documentação necessária para a realização e efetivação da matrícula.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não desista

Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balanço dos seus estudos no último ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa análise, fica mais fácil identificar os possíveis erros e melhorá-los no próximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho