Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. A hora do resultado do vestibular

A hora do resultado do vestibular

Depois de se preparar, estudar, fazer inscrições e realizar as provas, chegou a tão esperada hora da divulgação do resultado do vestibular.

Publicado por Érica Caetano
A divulgação do resultado é um momento muito esperado
A divulgação do resultado é um momento muito esperado

Geralmente, começa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga horária de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando inúmeras provas e simulados até chegar o período de inscrição dos vestibulares. Logo após, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulgação do resultado oficial do vestibular. E eis que ele então é divulgado.

Só passando por isso para saber a imensa satisfação e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informação de que fomos aprovados no tão sonhado vestibular, na tão sonhada universidade, no tão sonhando curso. Caso tenha como resposta um “sim” ou um “aprovado”, o que não falta são motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar única e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e saídas com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, não é nada fácil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula

A primeira coisa que os aprovados devem fazer é averiguar com bastante cuidado as orientações repassadas pela faculdade em relação às datas, horários, locais e documentação necessária para a realização e efetivação da matrícula.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não desista

Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balanço dos seus estudos no último ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa análise, fica mais fácil identificar os possíveis erros e melhorá-los no próximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública