Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Livros para ler nas férias do ensino médio

Livros para ler nas férias do ensino médio

Obras cobradas nos Vestibulares e no Enem são uma boa fonte de leitura para o período de férias

Publicado por Lorraine Vilela Campos
Aproveitar as férias para ler os livros que caem no Vestibular e Enem é conciliar estudo e diversão
Aproveitar as férias para ler os livros que caem no Vestibular e Enem é conciliar estudo e diversão

Vai fazer o Enem ou vestibulares e pretende usar as férias escolares para colocar os estudos em dia? Nada melhor do que juntar o útil ao agradável, não é mesmo? Ler diverte, agrega conhecimento e amplia o vocabulário, por isso, uma boa opção é a leitura de livros que são cobrados nas provas. 

Fique por dentro de obras recorrentes no Enem e em Vestibulares e saia na frente dos seus concorrentes!

Tópicos deste artigo

Contos de Machado de Assis

Machado de Assis é peça recorrente nas provas de Vestibulares e do Enem. Apesar de ser muito conhecido por seus romances, seus contos também são importantes para conhecer mais a escrita deste gênio da literatura. Existem alguns livros com vários de seus contos.

“A Cartomante”, por exemplo, é um conto machadiano bastante conhecido. Originalmente foi publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1884) e depois se juntou a outros contos no livro “Várias Histórias”, em 1896. 

A trama envolve um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Inquieta com o relacionamento extraconjugal, Rita procura uma cartomante, mesma ação que seu amante (Camilo) toma após receber cartas anônimas com ameaças sobre a traição. Machado faz uma crítica social em seu texto e prepara um desfecho para refletir. 

Já em “Missa do Galo”, o personagem principal, Nogueira, relembra uma conversa longa que teve com uma mulher mais velha na véspera de Natal. Com tom confessional, o leitor acompanha os relatos do narrador sobre a noite em questão e pode se questionar o que realmente houve naquela casa durante a Missa do Galo. Machado retrata neste conto o casamento de conveniência e a vida de aparências. 

Vidas Secas - Graciliano Ramos (1938)

“Vidas Secas” é uma obra de Graciliano Ramos sobre a vida do retirante nordestino que busca fugir da seca. O livro traz a história do vaqueiro Fabiano, sua família e a cadela Baleia, apresentando ao leitor a realidade do povo do sertão. 

A obra retrata o cotidiano dos personagens de forma real e dolorosa, aproximando o leitor da narrativa, além de abordar os aspectos psicológicos dos humanos e também da cadela Baleia. 

Escrito em terceira pessoa, Graciliano Ramos consegue colocar sua influência voltada para o social ao abordar temas como a detenção do capital por parte do patrão que explora Fabiano.

Editora Record

A Hora da Estrela - Clarice Lispector (1977)

A busca por uma vida melhor é o ponto de partida de “A Hora da Estrela”. Clarice Lispector conta a história de Macabéa, nordestina que parte para o Rio de Janeiro em busca de mudanças. Em sua jornada, a personagem confronta seus sonhos e tem que conviver com as dificuldades da vida real. 

A Hora da Estrela apresenta uma narrativa diferente. A história de Macabéa é contada por outro personagem do livro: Rodrigo, o narrador. O livro mexe com o imaginário do leitor ao descrever muito bem os acontecimentos da obra e ao abordar a personalidade de Macabéa. 

Quarto de Despejo: diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus (1960)

Mulher, negra, mãe solteira, catadora de lixo, moradora da favela, lavadeira e tendo estudado até o segundo ano do ensino fundamental. Esta é Carolina Maria de Jesus, escritora e protagonista do livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, obra baseada em seus diários. 

Quarto de Despejo deu voz à Carolina Maria de Jesus – assim como várias mulheres na mesma situação que a sua – trazendo visibilidade para a figura da mulher muitas vezes marginalizada que busca a sua sobrevivência com o duro trabalho e no aproveitamento das sobras dos mais abastados. A obra é um retrato real da vida na favela e do contexto social de que ali reside, com detalhes e sentimentos que só quem conhece tal realidade é capaz de transmitir ao leitor. 

Editora Ática

Capitães da Areia - Jorge Amado (1937)

A obra de Jorge Amado retrata a vida de um grupo de meninos de rua de Salvador, conhecidos como “Capitães da Areia”. Os meninos Pedro Bala, Sem-Pernas, Gato, Professor, Pirulito, Boa-Vida e João Grande realizam furtos para sobreviverem. A narração é em terceira pessoa e onisciente, possibilitando ao leitor compreender os sentimentos e sonhos de cada um dos personagens. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Jorge Amado busca mostrar que, apesar de sobreviverem à margem da sociedade, os Capitães da Areia têm os mesmos desejos, medos e expectativas de qualquer outra pessoa, trazendo personagens capazes de despertar a empatia no leitor. A obra mostra os efeitos que a falta de oportunidade podem causar na vida de crianças. 

Dois Irmãos - Milton Hatoum (2000)

A obra de Milton Hatoum traz com trama central a rivalidade entre os irmãos gêmeos Omar e Yaqub. Omar é o filho preferido de Zana, enquanto Yakub é negligenciado pela mãe e recebe os cuidados da jovem empregada Domingas, índia submissa que nutre certa devoção aos patrões por ter tido na função de empregada doméstica na saída do orfanato.

A história é narrada pelo filho de Domingas, Nael, a partir do que sua mãe lhe contava sobre a família, além do que ouvia de Halim, pai dos gêmeos. O leitor encontra em “Dois Irmãos” uma trama composta por conflitos familiares, tabus, acontecimentos importantes como a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar

Um ponto fundamental na obra é a maneira como o manauara Milton Hatoum descreve Manaus (cidade que se ocupa a importância de personagem), possibilitando que a capital do Amazonas seja conhecida por leitores do mundo todo (já que a obra foi traduzida para diversos idiomas). 

Iracema - José de Alencar (1865)

Em “Iracema”, José de Alencar trabalha o chamado “mito de origem”, dando ao leitor uma explicação fictícia para a origem do povo brasileiro. Iracema é uma índia, filha do pajé Araquém, pertencente à tribo dos Tabajara e, ao proteger a floresta, acerta com uma flecha o português Martim. Se sentindo culpada pelo que fez, a jovem leva o rapaz para o local onde mora para cuidar de seu ferimento. Os dois se apaixonam e vivem um amor proibido, já que Iracema deveria permanecer virgem. 

O mito de origem é retratado no filho de Iracema e Martim, o pequeno Moacir, criança que representa o primeiro “brasileiro”, fruto da miscigenação. Além de referência no Indianismo, movimento dentro do Romantismo, Iracema representa um marco para a identidade do estado do Ceará, território que abriga o cenário paradisíaco da obra de José de Alencar. 

Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto (1954 - 1955)

“Morte e Vida Severina” traz em forma de poema a trajetória de Severino, retirante nordestino que deixa o sertão pernambucano e vai rumo ao litoral na busca por uma vida melhor. Pelo caminho, o protagonista se depara com a morte – física e do ponto de vista social – de diferentes maneiras, mas encontra esperança no fim de sua jornada ao presenciar um nascimento. 

Severino é a chamada alegoria, personagem que representa uma parcela da população e é utilizado para abordar um determinado tema. Em Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto constrói um protagonista que não tem personalidade própria, que se considera mais um retirante entre tantos. O auto foi o gênero escolhido pelo autor para dar musicalidade à leitura e aproximar a narrativa da oralidade. 

Memórias de um sargento de milícias - Manual Antônio de Almeida (1854)

“Memórias de um sargento de milícias” conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que foi expulso de casa após a traição de sua mãe. O protagonista foi criado pelos padrinhos e cresceu no Rio de Janeiro do século XIX. Leonardo sempre se envolveu em confusões e sua malandragem é retratada ao longo da narrativa, sempre com um tom humorístico. 

Diferente das demais fases do Romantismo, “Memórias de um sargento de milícias” é uma narrativa que se encaixa no chamado romance urbano, conta com linguagem coloquial, foge da idealização romântica, não se pauta no moralismo e tem como ponto forte a figura do anti-herói (Leonardo). Relações amorosas, corrupção, ascensão social e conflitos estão entre os temas recorrentes. 

Sagarana - Guimarães Rosa (1946)

“Sagarana” é uma coletânea de nove contos ambientados no sertão de Minas Gerais. A obra de Guimarães Rosa se assemelha a chamada contação de “causos” e aborda diferentes narrativas em cada uma das histórias escritas pelo autor. O escritor apresenta ao público temas que trazem aspectos da mitologia de diferentes povos; das fábulas; das sátiras e do regionalismo do povo sertanejo.

Contos

  • A volta do marido pródigo (Traços biográficos de Lalino Salãthiel): releitura da passagem bíblica do filho pródigo, Lalino Salãthiel abandona sua mulher e vai ao Rio de Janeiro em busca de aventuras. Ao voltar à sua cidade e encontrar a ex-esposa casada com outro, Laio (como era mais conhecido) usa de sua malandragem para recuperar a companheira. 

  • Conversa de bois: Com tom de fábula, os bois são os responsáveis pelos diálogos reflexivos e ações determinantes deste conto. Ao refletirem sobre a vida dos personagens da história, os animais tomam uma decisão. 

Além dos contos acima, Sagarana traz O burrinho pedrês, Sarapalha, Duelo, Minha gente, São Marcos, Corpo fechado, A hora e a vez de Augusto Matraga

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro