Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como fazer uma boa redação?

Como fazer uma boa redação?

Critério determinante na seleção de vestibulandos, redação é questão de informação e prática.

Publicado por Wanja Borges
Dicas, teorias e técnicas podem contribuir para a produção de uma redação
Dicas, teorias e técnicas podem contribuir para a produção de uma redação

Avaliar a habilidade de reflexão e organização das ideias, examinar o poder de argumentação e analisar o domínio da norma culta da língua portuguesa. Essas são as principais funções das provas de redação, método avaliativo utilizado com frequência para selecionar estudantes em vestibulares e prepará-los para as trajetórias universitária e profissional. 

Dada sua importância nesses e em outros cenários, a qualidade da produção textual vem sendo temida e, consequentemente, almejada por muitos vestibulandos e participantes do Enem. A boa notícia é que escrever bem é uma questão de prática, ou seja, existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e facilitam a produção de um bom texto.    

Mantenha-se atualizado

Em primeiro lugar, é preciso se manter atualizado sobre os principais acontecimentos repercutidos pela mídia. Ler notícias e textos diversos diariamente, fazer uma reflexão sobre o tema e buscar pontos de vistas diferentes sobre o assunto podem auxiliar o estudante a se manter informado e aprimorar seu poder de argumentação. 

Escreva sempre

Ao mesmo tempo, é aconselhável que o vestibulando pratique a habilidade de escrita. Pesquisar temas de redações aplicados em outros vestibulares e escrever sobre eles, com frequência, podem ser boas maneiras de dar início aos treinos. Depois, é só mostrar a redação para algum amigo, familiar ou professor analisar e apontar possíveis erros. 

Leia as instruções

No dia do vestibular, o ideal é ler (e reler) todas as instruções da prova e todo dossiê oferecido pela universidade como apoio, sem copiar. Em seguida, o estudante deve organizar suas ideias e elaborar um roteiro, mesmo que imaginário, sobre como irá iniciar, discorrer e encerrar a redação. Fazer um rascunho e relê-lo antes de passar a limpo também pode ajudar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja dicas de redação para o Enem

Normalmente, o texto dissertativo é a modalidade mais comum nos vestibulares. Se optar por esse formato, o estudante deve focar na argumentação, e não na narração, opinião e/ou diálogo. A utilização da norma culta da língua portuguesa é primordial, por isso, nada de usar gírias e/ou expressões vulgares. 

O que não pode faltar

Coerência, clareza, objetividade e adequação ao tema e gênero proposto devem ser priorizadas. Além disso, é importante apresentar uma escrita legível e respeitar o limite de linhas, que geralmente varia de 20 a 30, sem frases e parágrafos longos. Não se esqueça do título. Muitos candidatos são desclassificados por conta deste detalhe. 

Por fim, é importante lembrar que a banca examinadora não está preocupada com sua opinião sobre o assunto, mas com a capacidade de raciocínio, organização das ideias e argumentação, por isso, nada melhor do que escrever um texto com essência e originalidade, sem fugir das regras. No mais, é só confiar no seu potencial e colocar no papel toda a teoria aprendida na escola e/ou cursinho. Boa sorte! 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game