Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como fazer uma boa redação?

Como fazer uma boa redação?

Critério determinante na seleção de vestibulandos, redação é questão de informação e prática.

Publicado por Wanja Borges
Dicas, teorias e técnicas podem contribuir para a produção de uma redação
Dicas, teorias e técnicas podem contribuir para a produção de uma redação

Avaliar a habilidade de reflexão e organização das ideias, examinar o poder de argumentação e analisar o domínio da norma culta da língua portuguesa. Essas são as principais funções das provas de redação, método avaliativo utilizado com frequência para selecionar estudantes em vestibulares e prepará-los para as trajetórias universitária e profissional. 

Dada sua importância nesses e em outros cenários, a qualidade da produção textual vem sendo temida e, consequentemente, almejada por muitos vestibulandos e participantes do Enem. A boa notícia é que escrever bem é uma questão de prática, ou seja, existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e facilitam a produção de um bom texto.    

Mantenha-se atualizado

Em primeiro lugar, é preciso se manter atualizado sobre os principais acontecimentos repercutidos pela mídia. Ler notícias e textos diversos diariamente, fazer uma reflexão sobre o tema e buscar pontos de vistas diferentes sobre o assunto podem auxiliar o estudante a se manter informado e aprimorar seu poder de argumentação. 

Escreva sempre

Ao mesmo tempo, é aconselhável que o vestibulando pratique a habilidade de escrita. Pesquisar temas de redações aplicados em outros vestibulares e escrever sobre eles, com frequência, podem ser boas maneiras de dar início aos treinos. Depois, é só mostrar a redação para algum amigo, familiar ou professor analisar e apontar possíveis erros. 

Leia as instruções

No dia do vestibular, o ideal é ler (e reler) todas as instruções da prova e todo dossiê oferecido pela universidade como apoio, sem copiar. Em seguida, o estudante deve organizar suas ideias e elaborar um roteiro, mesmo que imaginário, sobre como irá iniciar, discorrer e encerrar a redação. Fazer um rascunho e relê-lo antes de passar a limpo também pode ajudar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja dicas de redação para o Enem

Normalmente, o texto dissertativo é a modalidade mais comum nos vestibulares. Se optar por esse formato, o estudante deve focar na argumentação, e não na narração, opinião e/ou diálogo. A utilização da norma culta da língua portuguesa é primordial, por isso, nada de usar gírias e/ou expressões vulgares. 

O que não pode faltar

Coerência, clareza, objetividade e adequação ao tema e gênero proposto devem ser priorizadas. Além disso, é importante apresentar uma escrita legível e respeitar o limite de linhas, que geralmente varia de 20 a 30, sem frases e parágrafos longos. Não se esqueça do título. Muitos candidatos são desclassificados por conta deste detalhe. 

Por fim, é importante lembrar que a banca examinadora não está preocupada com sua opinião sobre o assunto, mas com a capacidade de raciocínio, organização das ideias e argumentação, por isso, nada melhor do que escrever um texto com essência e originalidade, sem fugir das regras. No mais, é só confiar no seu potencial e colocar no papel toda a teoria aprendida na escola e/ou cursinho. Boa sorte! 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.