Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que é Distúrbio de Déficit de Atenção?

O que é Distúrbio de Déficit de Atenção?

O Distúrbio de Déficit de Atenção ou DDA é uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal que dificulta a concentração do indivíduo.

Publicado por Érica Caetano
O Distúrbio de Déficit de Atenção também é chamado de DDA
O Distúrbio de Déficit de Atenção também é chamado de DDA

Muito é exigido dos alunos no decorrer de seus estudos ao se prepararem para os exames do vestibular. A tarefa não é fácil e, na maioria das vezes, a dificuldade de concentração e de assimilar o conteúdo persiste em incomodá-los. Mas é preciso ficar atento, pois existem alguns casos em que essa dificuldade é mais agravada e potencializada, impedindo que o candidato consiga prosseguir com suas atividades.

Em casos assim, é diagnosticado um transtorno conhecido como Distúrbio de Déficit de Atenção ou DDA. No entanto, as pessoas ainda conhecem muito pouco sobre suas causas e consequências.

O que é DDA

O DDA é ocasionado em virtude de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, causando uma grande dificuldade de concentração nos indivíduos que o possuem. Quando a pessoa que sofre com esse problema tenta se concentrar, o membro diminui sua atividade e, consequentemente, sua capacidade de concentração também.

Por conta disso, os estudantes que apresentam o Distúrbio acabam sendo mais desatentos, distraídos, hiperativos (em alguns casos), desorganizados, não conseguem prever ou adiantar tarefas, têm dificuldade de aprender com erros que tenham cometido anteriormente, possuem problemas em controle de impulso, dentre outros.

O que fazer

Caso o estudante identifique que possui alguma dessas características em excesso, é interessante procurar ajuda especializada (psicólogo ou psiquiatra), a fim de sinalizar qual a melhor forma de aprendizado e de medidas que podem ser tomadas para amenizar as causas durante o estudo, principalmente se ele estiver sendo direcionado e preparado para as provas do vestibular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas vezes, os pais e próprios professores, por serem leigos sobre o DDA, não sabendo que se trata de um problema muito mais grave do que parece, que precisa de tratamento especializado e acompanhado, acabam por tachar o aluno, cobrar excessivamente e criticar os repetidos erros, fazendo com que ele se sinta retraído, envergonhado e com sentimento de incapacidade de compreensão, estudo e relacionamento.

Para auxiliar a identificação, separamos algumas características que podem ser observadas com maior frequência no indivíduo que sofre com o DDA.

Características de quem tem DDA

- Falha em prestar atenção a detalhes;

- Erros e descuidos na execução de tarefas escolares e outras atividades;

- Aparentar não ouvir quando lhe dirigem a palavra;

- Falha em terminar tarefas que foram determinadas;

- Evitar tarefas que exigem grande esforço mental e organização;

- Perda constante de itens necessários para facilitar atividades;

- Esquecer frequentemente das coisas;

- Excessiva facilidade de distração;

- Adiar tarefas que tem dificuldade de iniciar e quando inicia tem bastante dificuldade de concluí-las.

Buscar ajuda o quanto antes é fundamental nesses casos, para que o portador do Distúrbio não se sinta deprimido quanto às suas capacidades, por não entender o que se passa com ele. 

Veja também

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC