Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Namorar ou não em época de vestibular?

Namorar ou não em época de vestibular?

Especialistas acreditam que o namoro pode contribuir positivamente para os estudos do vestibular, desde que a preparação e a rotina sejam mantidas.

Publicado por Érica Caetano
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular

O período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoros. Muitas pessoas, principalmente os pais, ficam preocupadas em relação a esses prematuros relacionamentos estarem acontecendo nessa fase tão importante e de tantas cobranças na vida do jovem. Mas será que realmente o namoro pode atrapalhar o rendimento do candidato afetando sua rotina de estudos?

A opinião entre psicólogos, professores e demais especialistas da área educacional é unânime. O namoro nessa fase tensa que é a do pré-vestibular pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos e obedecidos critérios de prioridade, datas e horários marcados que não prejudiquem a rotina de estudo.

Compreensão, paciência e carinho são ingredientes fundamentais para que a relação seja uma forma de aliviar a tensão que os vestibulandos estão passando. Se o jovem pensa em estudo 100% de seu dia, acaba tendo o que é chamado de “efeito contrário”, pois seu rendimento diminui drasticamente.

Tome alguns cuidados

Para que o relacionamento não acabe comprometendo a preparação para o vestibular é importante distribuir o tempo em atividades de estudo e em momentos de descontração, com o namoro ou até mesmo com os amigos. Ficar alheio às coisas ao redor pode acabar deixando o estudante deprimido.

Por isso, é interessante dialogar com o companheiro ou companheira e criar regras para o relacionamento. Por exemplo, nessa fase não dá para se encontrar todos os dias, não é verdade? O fato de não se encontrarem todos os dias não quer dizer que um goste mais ou menos do outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Maturidade

É preciso mais do que nunca ter maturidade para entender que, muitas vezes, o tempo e os encontros podem não ser como uma das partes gostaria, mas que é preciso ter foco e objetivo no momento de preparação para as provas dos vestibulares e Enem.

O entendimento precisa ser e vir de ambas as partes, a fim de evitar brigas, discussões e outros desentendimentos, pois essas sim podem desestruturar o candidato. Mas na maioria das vezes os parceiros conseguem entender bem essa fase e as suas abdicações.

É normal também que alguns namoros entrem em crise nesse período. Por a adolescência ser uma época de busca de novas experiências, talvez muitos não tenham maturidade para passar por isso. Mas ser compreensivo com o companheiro(a) é ainda a melhor forma de conseguir conciliar as duas coisas.

Apesar de muitos mitos criados sobre esse assunto, o mais importante realmente é saber separar o tempo e investir no namoro e no vestibular no período destinado a cada um. 

Veja também

UEL anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina, Biomedicina e Ciência da Computação são carreiras mais procuradas deste processo seletivo

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.