Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Namorar ou não em época de vestibular?

Namorar ou não em época de vestibular?

Especialistas acreditam que o namoro pode contribuir positivamente para os estudos do vestibular, desde que a preparação e a rotina sejam mantidas.

Publicado por Érica Caetano
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular

O período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoros. Muitas pessoas, principalmente os pais, ficam preocupadas em relação a esses prematuros relacionamentos estarem acontecendo nessa fase tão importante e de tantas cobranças na vida do jovem. Mas será que realmente o namoro pode atrapalhar o rendimento do candidato afetando sua rotina de estudos?

A opinião entre psicólogos, professores e demais especialistas da área educacional é unânime. O namoro nessa fase tensa que é a do pré-vestibular pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos e obedecidos critérios de prioridade, datas e horários marcados que não prejudiquem a rotina de estudo.

Compreensão, paciência e carinho são ingredientes fundamentais para que a relação seja uma forma de aliviar a tensão que os vestibulandos estão passando. Se o jovem pensa em estudo 100% de seu dia, acaba tendo o que é chamado de “efeito contrário”, pois seu rendimento diminui drasticamente.

Tome alguns cuidados

Para que o relacionamento não acabe comprometendo a preparação para o vestibular é importante distribuir o tempo em atividades de estudo e em momentos de descontração, com o namoro ou até mesmo com os amigos. Ficar alheio às coisas ao redor pode acabar deixando o estudante deprimido.

Por isso, é interessante dialogar com o companheiro ou companheira e criar regras para o relacionamento. Por exemplo, nessa fase não dá para se encontrar todos os dias, não é verdade? O fato de não se encontrarem todos os dias não quer dizer que um goste mais ou menos do outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Maturidade

É preciso mais do que nunca ter maturidade para entender que, muitas vezes, o tempo e os encontros podem não ser como uma das partes gostaria, mas que é preciso ter foco e objetivo no momento de preparação para as provas dos vestibulares e Enem.

O entendimento precisa ser e vir de ambas as partes, a fim de evitar brigas, discussões e outros desentendimentos, pois essas sim podem desestruturar o candidato. Mas na maioria das vezes os parceiros conseguem entender bem essa fase e as suas abdicações.

É normal também que alguns namoros entrem em crise nesse período. Por a adolescência ser uma época de busca de novas experiências, talvez muitos não tenham maturidade para passar por isso. Mas ser compreensivo com o companheiro(a) é ainda a melhor forma de conseguir conciliar as duas coisas.

Apesar de muitos mitos criados sobre esse assunto, o mais importante realmente é saber separar o tempo e investir no namoro e no vestibular no período destinado a cada um. 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.