Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Redação ou prova objetiva, por onde começar?

Redação ou prova objetiva, por onde começar?

Começar pela redação ou prova objetiva é uma decisão exclusiva dos vestibulandos; perfil e método devem ser levados em conta.

Publicado por Wanja Borges
Antes de decidir por começar pela redação ou não, o recomendável é que o estudante leia toda a prova
Antes de decidir por começar pela redação ou não, o recomendável é que o estudante leia toda a prova

Depois de muitos meses de estudo, dedicação e ansiedade, finalmente o grande dia chegou. Contudo, o que era pra ser um momento de alívio, muitas vezes acaba se transformando em uma situação embaraçosa. Ao se depararem com as provas, principalmente com conteúdos desconhecidos, milhares de estudantes entram em desespero e chegam a colocar tudo a perder. Nessa hora, respirar profundamente, acalmar os ânimos e traçar uma estratégia para resolução das questões é a melhor alternativa. 

É aí que vem a pergunta: redação ou prova objetiva, por onde começar? Em primeiro lugar, o candidato precisa analisar a metodologia utilizada, anteriormente, para resolução de simulados e outros testes. Considerar o perfil, ritmo e prática de cada estudante é a melhor forma de iniciar o processo. De qualquer forma, o aconselhável é fazer uma leitura de toda a prova assim que recebê-la. Além de ser importante para vistoriar possíveis falhas técnicas, auxilia o vestibulando a analisar o nível de dificuldade das questões.

Tempo

Em seguida, é preciso prever, de forma geral, o tempo que deverá ser destinado para a resolução de cada questão, levando em conta a produção da redação e o preenchimento do cartão-resposta. O tempo acaba sendo variável, já que nas questões mais fáceis será exigido um menor esforço, enquanto nas mais difíceis, será preciso dedicar mais tempo para sua resolução. Contudo, esta dica pode auxiliar o estudante a administrar melhor seu tempo e, principalmente, a manter a calma. 

Começar pelas fáceis ou difíceis?

É importante lembrar que a primeira e a última hora do vestibular tendem a ser menos produtivas, por conta da ansiedade e cansaço, respectivamente. Diante disso, alguns vestibulandos preferem começar a prova pelas questões mais fáceis, já que o acerto é praticamente garantido em decorrência do domínio do conteúdo. Por outro lado, existem estudantes que optam por iniciar o vestibular pelas disciplinas e/ou provas com maior peso, para tentar alavancar uma vantagem em relação aos concorrentes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o estudante optar por começar a prova pelas questões objetivas, a vantagem é que a leitura dos enunciados poderá auxiliá-lo na produção da redação e ele terá autonomia para resolver as questões fáceis, produzir o texto e depois retornar para a parte objetiva, se tiver interesse.

Veja como fazer uma boa redação

Agora se o vestibulando começar pela redação, o ideal é que ele a finalize para só depois responder as perguntas de múltipla escolha. Interromper a linha de raciocínio pode ser prejudicial para o seu desempenho na redação. Além disso, desta forma, é possível ter um maior controle do tempo restante e mais disposição. 

Pular questões difíceis, reservar um tempo para o preenchimento do cartão-resposta e fazer simulados para treinar a capacidade de administração do tempo são outras dicas que podem beneficiar o candidato. Contudo, vale ressaltar que a prioridade de resolução das questões é uma decisão exclusiva do vestibulando. Somente ele tem conhecimento sobre os conteúdos apreendidos e desconhecidos e sobre suas facilidades e dificuldades. Ainda assim, uma coisa é certa: quando se estuda, a ordem dos fatores não altera o produto e dicas deixam de ser idolatradas para serem escolhidas. Portanto, mãos na massa!

Veja também

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC