Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Temas da redação no Enem

Saiba quais foram os temas da redação do Enem de todos anos e se prepare para as provas do maior exame educacional do país

Publicado por Equipe Mundo Educação
Apesar de muitos estudantes tentarem, é pouco provável acertar o tema da redação do Enem
Apesar de muitos estudantes tentarem, é pouco provável acertar o tema da redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é formado por provas objetivas e por uma redação. Esta última é, inclusive, um dos itens com maior peso na prova, sendo considerada muito importante e de grande relevância para aqueles que desejam sair bem no Enem.

Mais importante do que a redação em si, o tema exigido para a confecção do texto gera bastante expectativa nos participantes. Muitos tentam durante os estudos adivinhar o possível tema da redação do Enem, lendo revistas de atualidades, notícias e reportagens de temas com grande visibilidade na mídia.

No entanto, por mais que se especule sobre o tema da redação do Enem, não é muito provável ter sucesso acertando o mesmo antes das provas. E analisando os temas de todas as provas do Exame já realizadas, nota-se que, na maioria das vezes, não são abordados temas atuais. Geralmente, são questões ligadas a Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Para melhor avaliação, o Super Vestibular listou os temas da redação do Enem desde a sua primeira edição. Confira:

Meio Ambiente e Enem

Os temas das redações do Enem dos anos de 2001 e de 2008 envolveram questões ambientais e de interesse da sociedade como um todo, sugerindo que o estudante refletisse sobre aspectos ligados a preservação ambiental, a conscientização da população e os trabalhos necessários para que isto de fato aconteça de forma efetiva.

Com isso, sai na frente o estudante que esteja apto a escrever com informações consolidadas acerca de assuntos ligados ao Meio Ambiente, como aspectos relacionados à fauna e flora brasileira, desenvolvimento sustentável, questões ambientais do Brasil e do mundo, racionamento de água, superaquecimento global, conflitos indígenas, movimentos agrários no Brasil e grande latifundiários, desastres ambientais, desmatamento e preservação da Amazônia.

Direitos Humanos e Enem

É notório que, exceto os dois temas citados, a grande parte dos demais estão diretamente ligadas a assuntos que abordam questões que envolvem Direitos Humanos. Seja a temática por meio de aspectos referentes à cidadania, de respeito ao cidadão e seus direitos, questões ligadas à violência de determinado grupo ou como um todo, preconceito (religioso, racial, de gênero e etc), criação de novas leis, a respeito do voto e direito a democracia, movimentos populares, dentre outros. 


Temas do Enem, geralmente,
envolvem direitos humanos

Nessa vertente, o estudante terá destaque se apresentar conhecimento sobre o que envolve nossa Constituição bem como os direitos e deveres dos cidadãos, ter em mente dados estatísticos sobre questões difundidas no país, como os diversos tipos de desigualdades e violências. 

Além disso, ter a capacidade de utilizar de forma correta o senso crítico pode ser visto como diferencial. O interessante é inteirar-se sobre estes assuntos no geral.

Outros aspectos importantes 

O tema não deve ser a única preocupação do estudante quando o assunto é a redação do Enem. É importante treinar bastante a produção textual, dominar o gênero dissertativo-argumentativo e a norma culta da língua portuguesa, organizar as ideias e, principalmente, saber elaborar uma proposta de intervenção.

Escrever bem é uma questão de prática, ou seja, existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e facilitam a produção de um bom texto.

Veja o que é cobrado na redação do Enem

Confira como fazer uma boa redação

Além de escrever sobre o tema da redação proposto na prova do Enem, é importante que não falte no texto coerência, clareza, objetividade e adequação ao gênero exigido. É preciso apresentar uma escrita legível e respeitar o limite de linhas.

Seguindo as orientações e treinando bastante, não há o que se preocupar com o tema da redação do Enem. O sucesso será garantido. Boa sorte!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023