Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Casos e acasos do Enem

Casos e acasos do Enem

Imprevistos e curiosidades tomaram conta das quatro últimas edições do Enem. Confira!

Publicado por Wanja Borges
Casos de uso de celular no Enem são frequentes
Casos de uso de celular no Enem são frequentes

Algumas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram marcadas por episódios inusitados. Casos de falhas técnicas dos cadernos de provas foram constatados, bem como a desclassificação de candidatos em decorrência de postagens de fotos em redes sociais durante o Enem e até mesmo um parto realizado no local de provas.

Em 2009, após as provas serem adiadas em decorrência do roubo dos cadernos de provas, a abstenção no Exame chegou a 1,5 milhão de pessoas. Neste mesmo período, dados pessoais dos candidatos também foram divulgados indevidamente no site do Inep. Com isso, a polêmica acerca do processo seletivo cresceu e acabou tomando proporções alarmantes.

Um ano depois, mesmo com toda atenção do Ministério da Educação (MEC), 21 mil exemplares da prova de cor amarela foram impressos com falha técnica. No Rio de Janeiro, uma aluna com catapora fez as provas com outros alunos, sem qualquer atendimento especial. Na Bahia, uma professora abriu o caderno de questões, destinado a cegos, duas horas antes do início das provas e repassou o tema da redação ao seu filho por meio de um aparelho celular.

Na edição de 2011, alunos de Fortaleza tiveram acesso antecipado às questões por meio de um cursinho pré-vestibular. No final de semana de aplicação das provas, um jornal de grande circulação divulgou o tema da redação antes do tempo mínimo estabelecido para saída dos alunos e oito candidatos foram expulsos pelo uso de celular e publicação de mensagens em redes sociais durante a prova. Além disso, uma candidata foi ferida durante o exame após um ventilador cair em sua cabeça e braços. 

Fraudes

Há, ainda, casos de pessoas que se aproveitam da expectativa e ansiedade dos candidatos para agir de má-fé e investir em tentativas de fraude em busca de privilégios, inclusive financeiros. Desde 2009, foram muitos os relatos de furto de caderno de questões, quebra de sigilo, divulgação antecipada de supostos temas de redações ou de questões das provas, inclusive por fotos, utilização de ponto eletrônico, dentre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre fraudes no Enem

Nesse tempo, muitas pessoas foram denunciadas e investigadas e, apesar de muitos casos de divulgação antecipada de informações não terem passado de especulação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reavalia e propõe, a cada edição, mudanças no método de organização e aplicação do Exame para reforçar o esquema de segurança de todo o processo. 

Acasos

Por outro lado, essa postura do órgão não impede o registro de fatos inesperados, curiosos e até engraçados, como aconteceu na edição de 2015. Em Mato Grosso do Sul, o pequeno Everton nasceu em uma sala de aula durante a aplicação das provas. Uma escola no norte da Bahia foi destelhada por conta de uma forte chuva e, em todo o Brasil, mais de 60 candidatos postaram fotos do material da prova no Instagram, inclusive com hashtag (#), durante a aplicação do Enem.

Outra estudante foi desclassificada em Sorocaba por trocar mensagens de celular com a mãe, após denúncia da própria progenitora. Uma aluna perdeu a prova porque seu pai estava assistindo a Fórmula 1 e uma candidata se esqueceu de marcar as respostas no gabarito após quatro horas fazendo a prova. 

O lado bom é que em casos alheios e imprevistos ocorridos no dia oficial do Enem, como acidente ou mal súbito, por exemplo, o candidato tem a chance de fazer as provas depois, na mesma data em que são aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas. 

Ponto negativo é que, em episódios em que os candidatos possuem controle da situação, como utilização de aparelho celular durante as provas, a única alternativa é esperar 365 dias para participar do Exame em razão de sua desclassificação. Em casos de tentativas de fraudes, o estudante ainda pode ser denunciado e indiciado. E aí, vale a pena arriscar? 

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo