Logo Super Vestibular

Adequação linguística na redação do Enem

Para escrever um bom texto, alguns cuidados com a norma culta devem ser tomados, por isso, o candidato deve ficar atento à adequação linguística na redação do Enem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Na redação do Enem, prefira a norma culta, variante mais adequada ao contexto linguístico
Na redação do Enem, prefira a norma culta, variante mais adequada ao contexto linguístico

O candidato que sabe adequar a linguagem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio certamente tem vantagens sobre os concorrentes. É preciso conhecer os diferentes registros da língua portuguesa, bem como entender como e quando usar cada um deles. Pensando nisso, o Super Vestibular traz para você mais uma superdica sobre norma culta e norma popular no Enem.

Vamos falar sobre a adequação linguística na redação do Enem. Você já deve saber que, ao escrever seu texto, a norma culta deve ser privilegiada. Isso acontece porque o nível de formalidade da situação cobra o uso dessa variedade linguística. Todos nós sabemos que não devemos escrever um texto formal usando a mesma linguagem que adotamos nas conversas com nossos amigos e família, ou seja, em nossas relações mais pessoais. Mesmo que nem tenhamos frequentado a escola, sabemos que, de acordo com a situação, existem expressões, palavras e construções sintáticas mais adequadas ao contexto.

A competência linguística é uma das habilidades exigidas na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Ser linguisticamente competente significa saber adequar o nível de formalidade da linguagem à situação e à pessoa com quem se fala. Conhecer os diferentes dialetos e registros da língua portuguesa conta pontos a favor não apenas na prova de Redação, mas também na prova de Linguagens, isso porque o tema foi cobrado em praticamente todos os exames desde sua implantação, em 1998. A norma culta deve ser priorizada, pois garante um contato mais respeitoso e mais claro entre o candidato e o corretor da prova, além de ser a variante mais valorizada socialmente. Acompanhe algumas dicas que poderão te ajudar na hora de escrever seu texto:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas sobre adequação linguística na redação do Enem

  1. Domine a estrutura da dissertação argumentativa: Esse tipo de texto exige, por si só, que o candidato adeque a linguagem à norma culta;

  2. Evite regionalismos linguísticos: existem expressões que são recorrentes apenas em determinadas comunidades linguísticas, por isso, para evitar choques de interpretação, evite-as;

  3. Evite marcas de oralidade nos textos escritos: Palavras e expressões como “aí”, “tipo assim”, “daí”, entre outras, não devem aparecer em sua redação, portanto, fique atento.

  4. Cuidado com a ambiguidade: A ambiguidade é um vício de linguagem que confere a uma ideia múltiplas interpretações. Não permita que seu texto seja impreciso ou polissêmico, fique atento!

  5. Evite chavões e lugares comuns: Esse tipo de vício de linguagem pode denotar insegurança, empobrecimento vocabular e até mesmo certa “preguiça linguística” por parte do candidato. Por isso, evite fórmulas de expressão, seja autêntico.

Veja também

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual

Sancionada Lei que suspende pagamento do Fies por conta da pandemia do novo coronavírus
A suspensão destina-se a estudantes com o pagamento do Fies em dia e também para os alunos que tenham inadimplência máxima de 180 dias até 20 de março.

Unicamp não sabe se fará Vestibular Enem-Unicamp
Informativo foi feito diante da divulgação das datas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcadas para o início de 2021.

Etecs (SP): confira resultado dos pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/2
Prazo de inscrições para processo seletivo já começou e segue aberto até dia 21 de julho

Fuvest divulga novas datas do Vestibular 2021
Prazo para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição da seletiva, que seria encerrado hoje (10), também foi estendido com as alterações.

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos até 24 de julho
Prazo que encerraria nesta sexta-feira, dia 10, foi estendido após alterações no calendário do Vestibular 2021,

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.