Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem será utilizado por todas as universidades federais

Enem será utilizado por todas as universidades federais

Na maior parte delas, notas obtidas no Exame substituem o vestibular tradicional.

Publicado por Wanja Borges
17/05/2014 11h19 , atualizado em 19/05/2014 09h23

Desde o ano passado, 15 anos após sua criação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está sendo utilizado por todas as universidades federais do Brasil, seja total ou parcialmente. Na maior parte delas, as notas obtidas no Exame substituem o vestibular tradicional. Neste caso, as vagas são preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Confira a lista de adesão completa

As instituições também utilizam o desempenho obtido pelo candidato no Enem para vagas remanescentes, complementação de nota e como uma fase do vestibular. Em alguns casos, a universidade aproveita o Exame, mas não utiliza o SiSU, principalmente em cursos que exigem habilidades específicas.

Só no ano de 2014, mais 10 universidades federais aderiram ao Enem como forma de ingresso. São elas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de Brasília (UnB). 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a última instituição federal da Região Nordeste a aderir ao Enem/SiSU. A adesão integral ao Sistema, em substituição ao vestibular tradicional, foi anunciada no dia 03 de abril. A última novidade foi sobre a Universidade Federal de Goiás (UFG), que anunciou nesta sexta-feira, 16 de maio, a adesão integral ao SiSU, a partir do Vestibular 2015/1. A UFG já aproveitava as notas do Enem desde o Vestibular 2011, mas de forma parcial. 

Além disso, a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, e a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, também decidiram utilizar o Enem para a seleção de brasileiros. O Exame também está sendo adotado, gradativamente, pela universidades estaduais e institutos federais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Exame
As inscrições para o Enem 2014 estão abertas até o próximo dia 23, mediante taxa de R$ 35. Até as 16h de ontem, 3.038.209 inscrições foram recebidas, sendo 476.061 de candidatos paulistas. Segundo recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até 9h, entre 14h e 17h e após as 21h, o número de acessos ao sistema de inscrições é menor, o que evita congestionamento e lentidão. A expectativa do órgão é de que R$ 8,2 milhões de estudantes se inscrevam na edição deste ano. 

Inscreva-se no Enem 2014

Tire suas dúvidas sobre como se inscrever no Enem

As provas serão aplicadas no mês de novembro, mais precisamente nos dias 08 e 09, em decorrência das eleições presidenciais que ocorrerão em outubro. Sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção dos candidatos dos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, que poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.

A inscrição no Enem 2014 permite que o candidato participe, ainda, do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa Universidade para Todos (ProUni); do Programa Ciência sem Fronteiras; e solicite financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies; consiga certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem) e intercâmbio de línguas. Detalhes podem ser obtidos no Edital.

Veja também

Dia do Papa: conheça mais sobre esta data católica
Saiba a história e os símbolos por trás do dia do Papa, lendo nossa entrevista com o Padre Brasileiro Alexandre Nunes.
Conheça o experimento online compartilhado da Unicamp para calcular Pi
A olimpíada de matemática da Unicamp desenvolveu um experimento em que você pode ajudar a trabalhar em um dos maiores mistérios da matemática, as casa decimais do número Pi
Cederj aplica provas do Vestibular 2024/2 neste domingo (30)
Candidatos concorrem a vagas de cursos superiores à distância no Vestibular 2024/2 do Cederj
Provas do Vestibular 2024/2 da Fatec (SP) serão aplicadas no domingo (30)
Candidatos terão de responder a 54 questões objetivas e produzir uma redação no Vestibular 2024/2 da Fatec
Enem 2024: Inep encerra recursos do atendimento especializado nesta sexta (28)
O atendimento especializado no Enem 2024 é direcionado a candidatos que precisam de recursos específicos para as provas
Unimontes (MG) publica Edital do Vestibular 2025
Processo seletivo marcado para novembro ofertará mais de 2,2 mil vagas em vários cursos de graduação
UFNT, no Tocantins, abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem para Medicina e outros cursos
Para participar deste processo seletivo, estudantes precisam ter feito uma edição do Enem de 2019 a 2023
MEC abre inscrição do Fies 2024 para vagas remanescentes
Podem concorrer estudantes já matriculados em faculdades participantes do Fies
Locais de prova do vestibular 2024/2 da Fatec estão disponíveis
Confira onde as provas do vestibular 2024/2 serão aplicadas e mais informações sobre o processo seletivo
UENP, no Paraná, divulga datas e vagas do Vestibular 2025
Processo seletivo ofertará 775 vagas em cursos ministrados em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho
USP ofertará mais de 11 mil vagas nos Vestibulares de 2025
Entre as oportunidades de ingresso em 2025 da USP, mais de 5,5 mil são destinadas a cotistas
Violência nas escolas: o que professores podem fazer?
Conversamos com o advogado e professor Fabiano Ferreira para conseguir conselhos práticos de como professores podem se respaldar juridicamente em situações de risco