Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. O que está por trás do resultado do Sisu?

O que está por trás do resultado do Sisu?

Além de selecionar candidatos melhores classificados, Sisu estabelece critérios para convocação, desempate e matrícula.

Publicado por Wanja Borges
Ao final da inscrição, Sisu seleciona os candidatos mais bem classificados, conforme nota obtida no Enem
Ao final da inscrição, Sisu seleciona os candidatos mais bem classificados, conforme nota obtida no Enem

De um lado, estudantes ansiosos na espera e expectativa do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Do outro, um trabalho árduo para selecionar os candidatos mais bem classificados em cada curso e divulgar o resultado em tempo hábil. Esse cenário expressa, com lealdade, as inúmeras peculiaridades que compõem todo o processo do Sisu, versão que muitos desconhecem. Quer ver?  

Você já parou para pensar como é feita a seleção, o que acontece quando o estudante é classificado nas duas opções, quais os critérios de desempate, como funciona a lista de espera e/ou, ainda, como a matrícula pode ser feita? Se sim, ótimo! Você já sabe o quanto é minuciosa a seleção. Se não, pode ficar tranquilo. O Super Vestibular tem resposta para todas suas perguntas. 

Como muitos sabem, ao final da inscrição, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados, conforme nota no Enem e pesos ou bônus atribuídos à sua nota. Os aprovados dentro do número de vagas são selecionados e, quando há classificação nas duas opções escolhidas, prevalece a primeira. Independente de efetuar ou não a matrícula, o estudante selecionado nesta primeira opção não participa da chamada subsequente. 

Já os candidatos selecionados em segunda opção, continuarão concorrendo à vaga escolhida na primeira. Além disso, após as chamadas regulares, o Sisu disponibiliza, ainda, uma lista de espera para as instituições preencherem as vagas possivelmente disponíveis. Para participar, o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções deve manifestar interesse em seu boletim, no site do Sisu.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto aos casos de empate, tem prioridade o estudante com maior nota na redação, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e/ou Ciências Humanas e suas Tecnologias, respectivamente. Por isso, atenção às suas notas em cada uma dessas disciplinas e foco, sempre, na produção de texto e nas questões sobre linguagens e códigos.  

Geralmente, o resultado do Sisu é disponibilizado para consulta individual no boletim do candidato, contudo, a lista também pode ser consultada nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161. O prazo para matrícula é definido pelo Sisu, mas as informações sobre o local, horário e procedimentos do registro acadêmico são de responsabilidade da universidade. 

Se você foi selecionado na primeira chamada, parabéns! Se não, muita calma nessa hora. No máximo em duas semanas, após a divulgação da primeira lista, a segunda chamada será disponibilizada. Se também não foi classificado na segunda, ainda assim não há o que temer. Manifeste interesse na lista de espera e aguarde o resultado. Só de ter se preparado e participado do Sisu, você já é um vencedor. Se não foi dessa vez, semestre que vem tem mais. 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.