Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação na tarde desta segunda-feira, 17 de junho, 788.819 candidatos se inscreveram para a segunda edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo quase 43% identificados como cotistas e oriundos da rede pública. O número de inscrições, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou a 1.527.446.
Ainda conforme anunciado pelo ministro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a mais procurada pelos candidatos, com 124.778 inscritos. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) com 119.283 e 109.503 inscritos, respectivamente. Medicina na UFF foi o curso mais procurado do Sistema, com 15.504 inscritos para 90 vagas.
Os interessados tiveram de 10 a 14 de junho para se inscreverem. Nesta edição, estão sendo oferecidas 39.724 vagas em 54 instituições de ensino. A primeira lista de chamadas foi divulgada na manhã de hoje, nesta página. Os candidatos selecionados têm de 21 a 25 de junho para se matricularem junto à instituição para o qual foram aprovados.
A segunda chamada será disponibilizada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 seguintes. Além disso, entre os dias 1º e 12 de julho, os candidatos poderão manifestar interesse pela lista de espera, utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares. O resultado estará disponível a partir do dia 17.
O SiSU
Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o SiSU é um sistema de reserva de vagas voltado, exclusivamente, para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de 30 mil vagas são oferecidas, semestralmente, por instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Os candidatos mais bem classificados em cada curso são selecionados conforme suas notas no Enem e/ou pesos atribuídos ao desempenho em cada disciplina no Exame. Para se inscrever, o estudante precisa ter participado da última edição do Enem, com nota maior do que zero na redação. O SiSU é disponibilizado duas vezes ao ano.