Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Redação no Enem: critérios de avaliação

A redação no Enem quer conhecer a capacidade do candidato de ler e redigir criticamente, propondo intervenções, seguindo o padrão do texto argumentativo e a norma culta.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A redação no Enem é uma ferramenta importante na luta por uma vaga na universidade, por isso, as dicas de redação são muito valiosas
A redação no Enem é uma ferramenta importante na luta por uma vaga na universidade, por isso, as dicas de redação são muito valiosas

A leitura é uma importante ferramenta para a redação, pois é a primeira parte da prova, já que é a partir do entendimento dos textos motivadores que o tema será estabelecido e a redação poderá ser redigida.

O candidato deve estar apto a ler tanto na linguagem verbal quanto na não verbal, além disso, deve conhecer as características dos gêneros textuais para que consiga entender a essência dos textos. É importante destacar que o leitor competente não é aquele que consegue ler as linhas (o que está dito), mas principalmente é aquele que consegue ler o que não foi dito, o que está nas pausas, na pontuação, nas entrelinhas. 

 A redação do Enem busca avaliar cinco competências dos candidatos, acompanhe:

1 - Domínio da norma padrão

O candidato deve demonstrar conhecimento das características da língua escrita, bem como da norma culta.  Logo, a sintaxe de concordância (verbal e nominal), de regência (verbal e nominal) e de colocação pronominal deve ser respeitada, não se esquecendo da importância da pontuação para a construção de enunciados coerentes. Os aspectos ortográficos também devem ser considerados, lembrando-se de que, além do erro, também será analisado a recorrência (frequência) desse erro e o tipo ou a gravidade do erro cometido.

2 - Compreensão da proposta de redação

Para compreender a proposta, é importante que o candidato aplique seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, por exemplo, se um texto da prova em geral apresentar um gráfico, ele deverá aplicar, além da interpretação, o conhecimento de matemática ou de física. Se fala sobre o desmatamento, ele deverá aplicar conhecimentos de biologia, geografia, por exemplo; se há um texto em linguagem não verbal, além de acionar seus conhecimentos linguísticos, dependendo do que a imagem propõe, deverá demonstrar conhecimento na área de artes também, por isso, quanto maior for o conhecimento de mundo do candidato (conhecimentos adquiridos na escola e na vida), maior será sua capacidade de leitura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 - Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar:

Nesse item, busca-se a capacidade do candidato de defender um ponto de vista. O Enem exige que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo, portanto, além dos conhecimentos específicos dessa estrutura textual, o candidato deverá, a partir dos fatos, das opiniões e dos argumentos apresentados, interpretar, relacionar, selecionar e organizar o que foi apresentado pelos textos motivadores, sem, no entanto, fazer cópia deles.

4 - Conhecimento da estrutura do texto argumentativo:

O texto argumentativo, além de ser escrito em linguagem formal e culta, deve seguir uma estrutura própria, logo, deverão ser apresentados argumentos usados para defender o ponto de vista, os contra-argumentos, os exemplos que servem para embasar o texto etc. Em geral, apresenta-se dividido em introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º, 3º e 4º) e conclusão (5º parágrafo).  Conhecer a estrutura do texto pedido é extremamente importante para não correr o risco de inserir receitas de miojo, hinos de futebol etc.

5 - Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado:

O Enem procura leitores críticos e cidadãos conscientes, portanto, é fundamental que sejam apresentadas propostas que interfiram positivamente na vida da população, entretanto, não é permitido a elaboração de propostas que desrespeitem os valores humanos ou a diversidade social e cultural da população.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.