Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 8 profissões para quem gosta de viajar

8 profissões para quem gosta de viajar

Estudantes que gostam de viajar podem se identificar em cursos como Jornalismo, Relações Internacionais e outros.

Publicado por Érica Caetano
O formado no curso de Turismo é um dos profissionais que trabalhará atuando com viagens constantemente
O formado no curso de Turismo é um dos profissionais que trabalhará atuando com viagens constantemente
Crédito da Imagem: Shutterstock

Com certeza, trabalhar com o que nos dá prazer aumenta as chances de sucesso profissional. E uma das atividades que mais satisfazem as pessoas é viajar. A experiência de conhecer lugares, pessoas e culturas é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida.

Em algumas profissões, o deslocamento entre cidades e até países faz parte da rotina e, por isso, gostar de viajar é essencial para ser feliz na carreira. Se é o seu caso, o Mundo Educação separou alguns cursos de graduação perfeitos para quem gosta de viajar. Veja!

Tópicos deste artigo

1-    Turismo

Aqueles que escolherem cursar a graduação de Turismo podem ter a certeza de que viajar será uma constante em sua carreira. Apesar de algumas profissões atuarem apenas em uma cidade, conhecer a história e cultura de outros locais é importante para o desenvolvimento profissional.

Os turismólogos, como são chamados, precisam gostar de trabalhar ao ar livre e ter facilidade em entreter pessoas, contando fatos interessantes e históricos sobre lugares.

O trabalho do profissional pode envolver a promoção de passeios guiados por cidades e países onde atua e a elaboração de roteiros ou até a organização de feiras e eventos.

2-    Relações Internacionais

O profissional formado em Relações Internacionais geralmente atua em multinacionais e está sempre viajando para outros países como representante da empresa em que trabalha. Há situações em que ele poderá estar representando a cidade ou até mesmo o próprio país.

Estudar questões ligadas à cultura, política, economia, sociedade e comércio também fazem parte da rotina de quem escolhe este curso. 

Aqueles que fazem graduação em Relações Internacionais têm bagagem e conhecimento no que diz respeito ao relacionamento entre povos, empresas e governos de diferentes países. Estudar questões ligadas à cultura, política, economia, sociedade e comércio também fazem parte da rotina de quem escolhe este curso. 

3-    Arqueologia

O formado em Arqueologia tem a missão de encontrar, identificar e analisar objetos do passado por meio do seu estudo e investigação. Em muitos casos, esse trabalho é desenvolvido em sítios arqueológicos localizados bem longe de casa, até mesmo no exterior.

As viagens permitem ao arqueólogo encontrar novos campos de trabalho e pesquisar insumos, como fósseis em solos e outros tipos de terrenos. A curiosidade também é uma característica desse profissional, pois ela que vai mover o trabalho em busca da melhor compreensão da evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4-    Comércio Exterior

Conhecida como uma graduação tecnológica, por ter duração menor, o curso de Tecnologia em Comércio Exterior permite que o profissional formado esteja em constantes viagens, já que é preciso atuar como mediador da relação entre vendedores e compradores, sendo esta entre países, estados e até mesmo cidades.

5-    Jornalismo

A atuação do profissional formado no curso de Jornalismo é muito abrangente, sem dúvidas. Há inúmeras formas de trabalhar para aqueles que fazem esta graduação e, em muitas delas, são exigidas viagens.

No caso de você querer fazer o curso de Jornalismo e unir o gosto pelas viagens, é possível viajar para cidades próximas em busca de notícias para a imprensa local, ou para outros países, como correspondente internacional. Jornalistas também viajam para fazer a cobertura de eventos dos mais variados segmentos, como esportivos, por exemplo. 
 

 Jornalistas também viajam para fazer a cobertura de eventos dos mais variados segmentos

6-    Moda

Quem se forma no curso de graduação em Moda sonha em trabalhar em grandes grifes no exterior, como em Nova Iorque, Paris e Milão. No Brasil, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são os principais polos da moda. Por isso, para quem tem condições, viajar para essas cidades é importante para o desenvolvimento profissional.

Os designers de Moda precisam viajar para desfiles, conhecer novas tendências, fazer cursos, estágios e elaborar editoriais para revistas e outros veículos de imprensa. 

7-    Ciências Aeronáuticas

O curso de Ciências Aeronáuticas capacita o estudante formado a se tornar piloto de aeronaves, apto a atuar para a aviação civil. Devido à própria exigência da profissão, quem se forma em Ciências Aeronáuticas passa pouco tempo em um mesmo lugar, já que está sempre viajando.

Mesmo com o diploma em mãos, é preciso adquirir algumas licenças junto aos órgãos regulamentadores, como a ANAC, por exemplo, conforme o tipo de aeronave e a categoria desejada para os voos, que podem ser comerciais, domésticos ou internacionais.
 

Quem se forma em Ciências Aeronáuticas passa pouco tempo em um mesmo lugar, já que está sempre viajando.

8-    Letras / Tradutor / Intérprete

A graduação em Letras possui várias habilitações, o que possibilita que ela seja voltada somente para a Língua Portuguesa e Literatura ou para o estudo de idiomas estrangeiros. No caso deste último, o profissional formado em Letras poderá atuar como tradutor, seja de textos, documentos, livros ou publicações de um idioma para o outro.

Quando o tradutor trabalha como intérprete, ele irá traduzir oralmente palestras, discursos, reuniões e negociações. É muito comum que os intérpretes tenham que viajar acompanhando empresários, políticos ou mesmo equipes esportivas em eventos internacionais. 
 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023