Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Música

Profissionais graduados em Música podem atuar como cantor lírico e tradicional, regente, instrumentalista, professor do ensino básico, etc.

Publicado por Bruna Carneiro

Música é a arte de criar melodias, ritmos, sons e instrumentos. O segmento envolve vários tipos de profissionais do ramo como arranjador, intérprete, maestro, sonorizador e instrumentalista. Para atuar na área, é preciso ter interesse e paixão por assuntos relacionados à arte musical. O curso é destinado, normalmente, à formação de bacharel em composição, instrumentos, e canto lírico e popular. 

Com a estabilização da economia, vários órgãos têm investido em programas de incentivo à cultura. Vários programas estão sendo abertos, como orquestras, grupos pequenos de música em câmaras municipais etc. O profissional formado no ramo é muito requisitado para compor grupos de concerto, espetáculos musicais e equipes de back vocal. Também é bastante procurado para compor jingles e trilhas sonoras para filmes e propagandas comerciais. 

 

Público-alvo
O curso exige dos alunos um grande interesse pela arte, além de dedicação, sensibilidade, interesse em teoria musical e talento. Além disso, o futuro graduado deve ter boa audição, equilíbrio emocional, facilidade de expressão, intuição, musicalidade e ritmo. Ele deve saber ler partitura, independente do instrumento em que é especialista, e deve manter uma boa rede de contatos. 

 

O curso
O profissional desta área cria peças e partituras para cantores e instrumentalistas. O curso é destinado para a formação de várias especialidades como de cantores, arranjadores, maestro, intérprete e professores. Além disso, é baseado em disciplinas básicas de história da música, história da arte e percepção musical. O estudante de bacharelado recebe ensino de canto, composição, regência e instrumento. No meio do curso, os alunos recebem ensino de licenciatura destinado à formação de professores. Nesta etapa, eles estudam educação artística, educação musical e música. 

 

Duração média 
Licenciatura em canto e instrumento - 8 semestres 
Composição e Regência – 12 semestres 

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os profissionais do ramo é bastante concorrido. As escolas têm sido as instituições que mais buscam profissionais licenciados, desde que o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatória a disciplina durante o Ensino Fundamental e Médio. Geralmente, no início da carreira, o músico/musicista exerce atividades como cantor, participando de gravações, apresentando em espetáculos e como auxiliar de ensino. Com o desenvolvimento da carreira, ele pode se tornar um músico profissional e também tem a opção de lecionar em cursos de ensino superior. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para cantores tradicionais, o mercado de trabalho é bem extenso, pois pode desenvolver atividades de vocalista em gravação de discos, jingles e trilha sonora, ou como back vocal de alguma banda ou cantor profissional. Para o cantor de música erudita, as oportunidades são melhores, pois as contratações geralmente ocorrem em grandes cidades e os trabalhos desenvolvidos possuem um requisito e um conhecimento maior. Os principais locais que contratam estes profissionais são em escolas, cursos particulares e livres, produtoras musicais, empresas de eventos, entidades culturais, estúdios de gravação e editoras de partituras. 

 

Formas de Atuação
O profissional do ramo da música pode atuar como cantor lírico e tradicional, regente, instrumentalista e professor do ensino básico. Além disso, o músico desenvolve pesquisas e estudos em diversas áreas ligadas à música, como literatura musical, musicologia, etnomusicologia e crítica musical. 

 

Campos de Atuação 
Canto
(atuação em óperas, gravações, recitais etc.; organização e preparação de vocais para apresentação)

Composição e arranjo
(criação de partituras para cantores e instrumentalistas, elaboração de trilha sonora de filme, peças, CDs, sites e até filmes de publicidade)

Professores
(lecionar o ensino musical básico em escolas de ensino regular ou em escolas de música)

Instrumentalista
(atuação com solista em orquestras, bandas e grupos instrumentais)

Pesquisa
(realização de estudos e pesquisas acadêmicas acerca da cultura musical)

Regência ou maestria
(direção, coordenação e organização de corais, orquestras etc.;)

 

Regulamentação da profissão 
Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960.

 

Quantidade média de profissionais
800 mil músicos profissionais no mercado de trabalho

 

Remuneração média
O salário é baseado na produção e trabalho desenvolvido. 

 

Exigências para exercício da profissão
Para o bacharel, é necessário ter domínio de algum instrumento ou canto. Já para licenciado, é preciso formação específica para o ensino de música. 

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como músico/musicista ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).