Logo Super Vestibular

História da Arte

A graduação capacita profissionais para crítica, consultoria e curadoria de arte.

Publicado por Rafael Batista
Um profissional de História da Arte é capacitado para realizar um leitura crítica de qualquer expressão artística.
Um profissional de História da Arte é capacitado para realizar um leitura crítica de qualquer expressão artística.

Crítico, consultor, gestor e curador de eventos culturais e exposições de artes. Estas são algumas das funções de um profissional que é especialista na área de cultura e artes. Partindo das manifestações mais tradicionais, como pintura e escultura, até aquelas que fazem uso de linguagens mais atuais, como cinema e web. O bacharel em História da Arte também é um agente capaz de fazer uma leitura crítica de qualquer expressão artística.

Público Alvo

Além de possuir uma percepção artística aguçada, um profissional de História da Arte deve ser crítico, amante de museus, bom escritor e um indivíduo de imaginação apurada. No entanto, estas constituem somente algumas das prerrogativas essenciais para aqueles que desejam atuar em uma das diversas funções designadas a um graduado em História da Arte. 

O curso

A graduação em História da Arte investiga os fenômenos visuais em todas as áreas do saber da atualidade. O curso propõe uma interação direta com as várias formas de abordagens das artes e dos estudos da imagem, priorizando a pintura, a escultura, a fotografia e o cinema, além de imagens mecânicas, eletrônicas e digitais.

Muito mais do que formar críticos, o curso tem a finalidade também de proporcionar aos acadêmicos condições de desenvolver um amplo embasamento na compreensão sobre áreas teóricas afins, como Teatro, Música e Arquitetura.

As obras de arte visuais constituíram ao longo da história uma forma de expressão própria, o que tornou impossível a sintetização a apenas uma linguagem discursiva. Por isso o curso visa preparar o aluno para uma zona de conhecimento onde as mensagens só podem ser analisadas se considerar a sua própria lógica, os sentidos serão dados a partir de sua consolidação cultural e histórica. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de trabalho

Pesquisador preparado para a atuação técnica ou administrativa em projetos de proteção, estudo e difusão de informações sobre o patrimônio histórico e artístico nacional;

Professor de História da Arte em instituições de ensino superior, com atuação nos níveis de pesquisa, ensino e extensão;

Curador de mostras e exposições de arte;

Dirigente institucional, produtor em empreendimentos artísticos e culturais, que proporcionem a realização de projetos de inclusão artística, fomento, difusão e financiamento das atividades;

Assessor, avaliador, perito ou colaborador para assuntos da arte e da cultura junto à iniciativa pública ou privada;

Crítico, teórico, estudioso ou comentador de arte em veículos de comunicação ou de divulgação científica;

Editor ou organizador de publicações periódicas ou não periódicas específicas da área;

Remuneração média

R$ 2.000 a R$ 5.000

Duração média do curso

Oito semestres (quatro anos)

Onde tem o curso: 

Região Centro Oeste
Distrito Federal: UNB (Brasília)

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro)
São Paulo: Unifesp (São Paulo)

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFRGS (Porto Alegre)

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como historiador da arte ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

Veja também

Provas do PAC 2020 da Unicentro (PR) são adiadas outra vez
A Unicentro solicita que os candidatos de todas as fases do PAC fiquem atentos ao site da instituição para caso hajam novas alterações nos calendários, já que a pandemia sofre mudanças em seu cenário a todo momento.

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies.