Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Engenharia de Energia

O profissional formado em Engenharia de Energia trabalha muito próximo às questões ligadas ao desenvolvimento sustentável

Publicado por Érica Caetano
Painéis solares é uma solução bastante usada por Engenheiros de Energia
Painéis solares é uma solução bastante usada por Engenheiros de Energia

Com o objetivo de gerar soluções para os problemas no que se refere à capacidade de geração, armazenamento e distribuição de energia, foi criado o curso superior de Engenharia de Energia. Neste âmbito, encontram-se não só a energia elétrica propriamente dita, como também outros fatores que incluem o desenvolvimento e a qualidade de vida de toda população. 

O profissional formado em Engenharia de Energia deve ter perfil crítico e compromissado com as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, buscando se reciclar continuamente, para solucionar problemas energéticos com técnicas que não agridam o ambiente ou, pelo menos, diminuam o impacto. 

Público-alvo
O curso destina-se àqueles que tenham facilidade em lidar com trabalho em equipe e com funções multidisciplinares. Além disso, é fundamental que este profissional tenha uma boa capacidade para comunicação e para o empreendedorismo, no que diz respeito a área específica de energia. É importante também ter domínio sobre as avaliações e impactos sociais e ambientais junto a energia, além de ser apto a criar e projetar intervenções tecnológicas.

Curso
O curso de graduação é recente e tem o intuito de formar profissionais que enxergam de forma técnica o impacto do uso da energia na sociedade num todo. Além disso, o curso estuda de forma mais profunda as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, este é um dos maiores desafios mundiais: repensar novas formas mais eficazes para a geração de energia, sem agredir tanto o meio ambiente.

A nomenclatura do curso pode variar de uma instituição para a outra, podendo ser encontrado a oferta com o nome de Engenharia Bioenergética. No entanto, a grade curricular é sempre  semelhante. Os graduandos estudam disciplinas básicas como matemática, informática, economia, física, além de matérias específicas, como legislações e normas que regem o setor, e aspectos socioambientais e econômicos. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para que o aluno possa colar grau.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são algumas das instituições de ensino superior públicas e conceituadas que ofertam o curso de graduação em Engenharia de Energia. 

Duração média
Em média: 10 semestres (5 anos)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho
Por ser uma área extremamente recente, ainda não podemos mensurar números precisos referentes ao mercado de trabalho. Mas pode-se dizer que a atuação deste profissional é bastante promissora, já que a mesma é inclusive considerada uma das profissões do futuro. Isto pode ser consolidado partindo do princípio das atuais necessidades do mundo em renovar suas fontes de energia, que por inúmeros fatores, estão se esgotando.

Formas de Atuação
O profissional formando em Engenharia de Energia poderá trabalhar em diferentes segmentos relacionados à área, tanto em empresas privadas quanto públicas, além de governamentais e segmentos do Terceiro Setor. A atuação em grande parte das vezes se dá por meio de consultorias, projetos, planejamentos ou, ainda, como pesquisadores.

Campos de Atuação
Dentre algumas das áreas de execução de atividades do profissional de Engenharia de Energia estão:

Planejamento estratégico
(Planejando, desenvolvendo e coordenando atividades relacionadas à implantação de usinas geradoras de energia, além da análise de aspectos e impactos que a construção das mesmas podem vir causar na sociedade, economia e, principalmente, ao meio ambiente);

Manutenção de redes
(Atuando na fiscalização e manutenção das redes elétricas, bem como a sua correta distribuição para um determinado meio, país, região, estado, município e afins);

Otimização de consumo
(Acompanhamento, avaliação e administração do uso e racionalização de energias em indústrias, com o foco na redução de gastos);

Estudo e Diagnóstico
(Planejamento e avaliação de implantações das melhores formas e tipos de energia, para otimização das condições de uso);

Desenvolvimento de tecnologias
(Gerenciamento e estudo para o melhor aproveitamento de novas tecnologias como forma de gerar melhor aproveitamento e transformação ao consumidor).

Regulamentação da profissão
A profissão ainda não está regulamentada oficialmente, mas já está em andamento os trâmites necessários para que isto aconteça muito em breve.

Remuneração média
O salário inicial médio do Engenheiro de Energia é de R$ 3.500.

Exigências para o exercício da profissão
Para o exercício da profissão é exigido do Engenheiro de Energia o diploma de graduação e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Engenharia de Energia ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul