O curso de Tecnologia em Agroindústria é voltado para estudantes que têm interesse ou já têm contato com a agricultura familiar. A carreira vai ensiná-lo a administrar, desenvolver e aprimorar conhecimentos para alavancar um negócio já existente ou ao qual pretende dar início.
O campo da agroindústria envolve todas as atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura, que dependem de máquinas e equipamentos industriais.
Quem opta pelo curso vai aprender todas as etapas do processo de produção agroindustrial, entre as quais planejamento, execução, obtenção, processamento e comercialização de diversas matérias-primas de origem animal ou vegetal. Para isso, o estudante vai conhecer novas tecnologias e, futuramente, implantar aquelas que forem mais adequadas aos seus produtos.
A área alimentícia é o destaque no mercado de trabalho de agroindústria. Mas o tecnólogo pode atuar em indústrias, cooperativas, laboratórios, fazendo pesquisas e consultorias, entre outros. Ele pode, ainda, ser gestor do seu próprio negócio.
Tópicos deste artigo
- 1 - Público-alvo
- 2 - O curso
- 3 - Duração média
- 4 - Mercado de trabalho
- 5 - Formas de atuação
- 6 - Remuneração média
- 7 - Exigências para o exercício da profissão
Público-alvo
Como já mencionado, o candidato geralmente escolhe estudar tecnologia em agroindústria pensando em ampliar as oportunidades do negócio familiar. Para isso, é interessante que o estudante goste de trabalhar no campo, seja organizado, responsável, analítico, defensor do meio-ambiente, bom em cálculos e que, especialmente, tenha visão estratégica e gerencial.
O curso
Os alunos do curso de Tecnologia em Agroindústria têm aulas durante três anos, inclusive de estágio supervisionado. A graduação costuma ser oferecida em universidades estaduais e, principalmente, em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, os chamados IFs.
Nos primeiros semestres, o estudante assiste aulas mais teóricas, como de Português, Matemática, Física, Química, Bioquímica, Filosofia e Ética, Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, Fundamentos da Produção, Contabilidade e Informática.
A partir do terceiro semestre, o estudante de Tecnologia em Agronegócio passa a ter aulas mais práticas e voltadas diretamente ao curso. Entre as disciplinas específicas do curso estão:
• Estudo dos Impactos Ambientais;
• Bioquímica dos Alimentos;
• Processamento de Frutas;
• Tecnologia de Hortaliças;
• Processamento de Carnes e Pescados;
• Processamento de Leite;
• Tecnologia de Bebidas;
• Processamento de Cereais;
• Tubérculos, Raízes e Derivados;
• Higiene e Segurança do Trabalho;
• Planejamento, Desenvolvimento e Instalação de Projetos Agroindustriais;
• Empreendedorismo;
• Marketing Agroindustrial;
• Novos Produtos Agroindustriais;
• Aditivos e Toxicologia;
• Embalagens para Alimentos.
Duração média
Três anos ou seis semestres.
Mercado de trabalho
Assim como outros cursos de tecnologia, o de Agroindústria permite que o estudante ingresse mais rapidamente ao mercado de trabalho e com uma formação mais técnica.
A oferta de empregos na área é ampla, especialmente em indústrias de produtos de origem animal e vegetal. O profissional também pode atuar em outras empresas como laboratórios físico-químicos, microbiológicos e unidades de elaboração e comercialização de produtos agroindustriais.
O mercado de trabalho em agroindústria de alimentos destaca-se para os graduados em Agroindústrias. Conforme dados da Associação Brasileira de Indústrias e Alimentos (ABIA), esse mercado é o maior do país e o segundo do mundo, gerando mais de 1,6 milhões de empregos, formais e informais, e segue crescendo.
O Brasil está nas primeiras posições na exportação de alimentos industrializados em volume, como suco de laranja, carne bovina, suína e de aves, óleo de soja e açúcar. Nosso principal mercado é a Ásia, sobretudo a China.
Formas de atuação
O profissional pode trabalhar em indústrias de produtos de origem animal e vegetal em todas as etapas, desde o desenvolvimento da matéria-prima até o produto final para distribuição e comercialização. Também pode atuar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e inovações tecnológicas para a área.
Outras formas de atuação do profissional em agroindústria são no controle de qualidade e na segurança dos produtos, no desenvolvimento de gestão e produção sustentável, estudos e pesquisas na diminuição de impactos ambientais, entre outras.
Remuneração média
De acordo com a agência de empregos Catho, um tecnólogo em Agroindústria tem salário médio inicial de R$ 1.900. Um gerente ou supervisor agrícola ganha cerca de R$ 4 mil (média nacional).
Exigências para o exercício da profissão
Possuir diploma de tecnólogo em agroindústria.