Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Tecnologia em Automação Industrial

Tecnologia em Automação Industrial

O curso tecnológico em Automação Industrial desenvolve projetos que ajudam as indústrias a produzirem em menor tempo, com maior economia e menor desperdício.

Publicado por Érica Caetano
O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento c
O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento c

Você já deve ter ouvido falar na expressão Automação Industrial, não é mesmo? Mas, apesar de ser um termo comum, são poucas as pessoas que sabem a definição correta e sobre do que se trata.

A Automação Industrial pode ser explicada como sendo uma área que utiliza de novas tecnologias, sejam elas de softwares, hardwares e equipamentos específicos, em processos produtivos de indústrias. Falando de forma simplificada, trata-se de qualquer sistema desenvolvido a partir de elementos tecnológicos que tenham como função substituir tarefas de produção então realizadas por operadores humanos.

Sendo assim, podemos definir a Automação Industrial como uma forma de tecnologia que utiliza de sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle de produções industriais.

A Automação Industrial tem permitido aumentar a eficiência e a produtividade de empresas e indústrias, melhorando a competitividade e, principalmente, a produtividade.

No Brasil, há um grande campo de indústrias automobilísticas, montadoras, indústrias de eletrônicos e de outras áreas, mas também um déficit muito grande de profissionais capacitados para atuar com os equipamentos industriais. Nesse contexto, o curso tecnológico em Automação Industrial vem crescendo e tendo bastante procura.

O principal objetivo da Automação Industrial é executar projetos que sejam capazes de aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço humano, já que leva em conta a segurança do profissional que opera tais maquinários e a qualidade do produto final.

A Automação Industrial consegue fazer com que a produção de determinado produto seja automática, com ganhos significativos no que diz respeito à quantidade produzida e de qualidade. Isso se deve ao processo ser realizado por robôs em sua grande maioria, aumentando o número de itens produzidos, diminuindo o custo e aumentando a qualidade, já que os processos se tornam padronizados.

Com isso, as condições de trabalho para quem atua nas indústrias deste segmento são melhores, pois elimina trabalhos que sejam perigosos e de risco, tendo maior segurança em sua realização.

Podemos dizer, então, que sem o trabalho do tecnólogo em Automação Industrial seria inviável a realização de determinadas operações de grande escala em uma fábrica ou indústria. O seu conhecimento técnico é crucial em processos de montagem em grande escala.

O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial também é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento certo.

Tópicos deste artigo

Público-alvo

Para ser um tecnólogo em Automação Industrial é preciso gostar ou, pelo menos, ter interesse sobre automação de processos industriais, saber e gostar de trabalhar em equipe, ter interesse a respeito de novas tecnologias.

O curso

O curso tecnológico em Automação Industrial conta com estudos dos sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudo de disciplinas como Física, Eletricidade e Cálculo, Eletrônica Analógica são básicos. Mas também se estuda disciplinas mais específicas como: 

1.    Automação para Sistemas de Energia
2.    Robótica
3.    Manutenção Industrial
4.    Máquinas Elétricas
5.    Sistemas de Controle
6.    Eletrônica e Potência
7.    Eletromagnetismo
8.    Circuitos Eletrônicos
9.    Projeto de Automação
10.    Gerência de Produção

No curso, o estudante irá aprender a desenvolver e implementar projetos que ajudem as indústrias a produzirem em menor tempo, com menos energia e menor desperdício. Também é estudado o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais e a aplicação de conhecimentos de robótica.

Os cursos tecnológicos de Automação Industrial e de Mecatrônica Industrial possuem semelhanças. No entanto, no estudo da Mecatrônica Industrial se tem mais ênfase na mecânica, enquanto que na Automação Industrial o foco é na eletrônica.

Duração média 

De 2 anos e meio a 3 anos 

Mercado de trabalho

É nítido o acelerado desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje. Esta questão pode ser considerada um desafio para os profissionais que pretendem atuar na automatização de processos produtivos. 

O grande salto tido no desenvolvimento da tecnologia da informação, da computação e das telecomunicações vem reestruturando os sistemas de produção e distribuição, modificando também o cenário socioeconômico mundial, criando novos desafios para este profissional. 

A falta de mão de obra qualificada no setor produtivo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e ao uso de novas tecnologias eletrônicas, é a principal dificuldade atual para o crescimento econômico e industrial. Por isso, um profissional com conhecimento técnico em automação industrial encontra um mercado bem receptivo.

Formas de atuação

O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional que trabalha a favor da modernização de técnicas de produção que são utilizadas no setor industrial. Ele atua no planejamento, na instalação e na supervisão de sistemas de integração e automação.

Ele poderá, depois de formado: 

•    Realizar manutenção, medições e testes em equipamentos de controle e de potência em fábricas;
•    Realizar diagnóstico e levantamento de instalação de equipamentos de determinado segmento industrial;
•    Aplicar técnicas de medição e ensaios em indústrias e fábricas;
•    Especificar instrumentos e coordenar equipes de instalação, montagem e manutenção;
•    Elaborar projetos, executar e instalar sistemas de controle e automação;
•    Planejar, analisar e inspecionar equipamentos eletroeletrônicos.

Campos de Atuação

A área de atuação de um tecnólogo em Automação Industrial é bem ampla, indo desde as indústrias de papel, celulose, automotiva, de eletrônicos, energia e têxtil, bem como empresas públicas e de serviços. 

Veja abaixo outros campos de atuação deste profissional:

•    Indústrias: automobilística, de metalurgia, farmacêuticas e de cosméticos, de mineração, petroquímica, de alimentos entre outras;
•    Instituições Financeiras;
•    Empresas do comércio e serviços;
•    Empresas Públicas;
•    Instituições de ensino superior e técnico;
•    Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Remuneração média

A média salarial do Tecnólogo em Automação Industrial, de acordo com o site Catho.com é de R$ 2.786,46.

Exigência para o exercício da profissão

A exigência para exercer a profissão do Tecnólogo em Automação Industrial é o diploma de conclusão de curso tecnológico. 

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa