Você já deve ter ouvido falar na expressão Automação Industrial, não é mesmo? Mas, apesar de ser um termo comum, são poucas as pessoas que sabem a definição correta e sobre do que se trata.
A Automação Industrial pode ser explicada como sendo uma área que utiliza de novas tecnologias, sejam elas de softwares, hardwares e equipamentos específicos, em processos produtivos de indústrias. Falando de forma simplificada, trata-se de qualquer sistema desenvolvido a partir de elementos tecnológicos que tenham como função substituir tarefas de produção então realizadas por operadores humanos.
Sendo assim, podemos definir a Automação Industrial como uma forma de tecnologia que utiliza de sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle de produções industriais.
A Automação Industrial tem permitido aumentar a eficiência e a produtividade de empresas e indústrias, melhorando a competitividade e, principalmente, a produtividade.
No Brasil, há um grande campo de indústrias automobilísticas, montadoras, indústrias de eletrônicos e de outras áreas, mas também um déficit muito grande de profissionais capacitados para atuar com os equipamentos industriais. Nesse contexto, o curso tecnológico em Automação Industrial vem crescendo e tendo bastante procura.
O principal objetivo da Automação Industrial é executar projetos que sejam capazes de aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço humano, já que leva em conta a segurança do profissional que opera tais maquinários e a qualidade do produto final.
A Automação Industrial consegue fazer com que a produção de determinado produto seja automática, com ganhos significativos no que diz respeito à quantidade produzida e de qualidade. Isso se deve ao processo ser realizado por robôs em sua grande maioria, aumentando o número de itens produzidos, diminuindo o custo e aumentando a qualidade, já que os processos se tornam padronizados.
Com isso, as condições de trabalho para quem atua nas indústrias deste segmento são melhores, pois elimina trabalhos que sejam perigosos e de risco, tendo maior segurança em sua realização.
Podemos dizer, então, que sem o trabalho do tecnólogo em Automação Industrial seria inviável a realização de determinadas operações de grande escala em uma fábrica ou indústria. O seu conhecimento técnico é crucial em processos de montagem em grande escala.
O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial também é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento certo.
Tópicos deste artigo
- 1 - Público-alvo
- 2 - O curso
- 3 - Duração média
- 4 - Mercado de trabalho
- 5 - Formas de atuação
- 6 - Campos de Atuação
- 7 - Remuneração média
- 8 - Exigência para o exercício da profissão
Público-alvo
Para ser um tecnólogo em Automação Industrial é preciso gostar ou, pelo menos, ter interesse sobre automação de processos industriais, saber e gostar de trabalhar em equipe, ter interesse a respeito de novas tecnologias.
O curso
O curso tecnológico em Automação Industrial conta com estudos dos sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial.
O estudo de disciplinas como Física, Eletricidade e Cálculo, Eletrônica Analógica são básicos. Mas também se estuda disciplinas mais específicas como:
1. Automação para Sistemas de Energia
2. Robótica
3. Manutenção Industrial
4. Máquinas Elétricas
5. Sistemas de Controle
6. Eletrônica e Potência
7. Eletromagnetismo
8. Circuitos Eletrônicos
9. Projeto de Automação
10. Gerência de Produção
No curso, o estudante irá aprender a desenvolver e implementar projetos que ajudem as indústrias a produzirem em menor tempo, com menos energia e menor desperdício. Também é estudado o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais e a aplicação de conhecimentos de robótica.
Os cursos tecnológicos de Automação Industrial e de Mecatrônica Industrial possuem semelhanças. No entanto, no estudo da Mecatrônica Industrial se tem mais ênfase na mecânica, enquanto que na Automação Industrial o foco é na eletrônica.
Duração média
De 2 anos e meio a 3 anos
Mercado de trabalho
É nítido o acelerado desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje. Esta questão pode ser considerada um desafio para os profissionais que pretendem atuar na automatização de processos produtivos.
O grande salto tido no desenvolvimento da tecnologia da informação, da computação e das telecomunicações vem reestruturando os sistemas de produção e distribuição, modificando também o cenário socioeconômico mundial, criando novos desafios para este profissional.
A falta de mão de obra qualificada no setor produtivo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e ao uso de novas tecnologias eletrônicas, é a principal dificuldade atual para o crescimento econômico e industrial. Por isso, um profissional com conhecimento técnico em automação industrial encontra um mercado bem receptivo.
Formas de atuação
O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional que trabalha a favor da modernização de técnicas de produção que são utilizadas no setor industrial. Ele atua no planejamento, na instalação e na supervisão de sistemas de integração e automação.
Ele poderá, depois de formado:
• Realizar manutenção, medições e testes em equipamentos de controle e de potência em fábricas;
• Realizar diagnóstico e levantamento de instalação de equipamentos de determinado segmento industrial;
• Aplicar técnicas de medição e ensaios em indústrias e fábricas;
• Especificar instrumentos e coordenar equipes de instalação, montagem e manutenção;
• Elaborar projetos, executar e instalar sistemas de controle e automação;
• Planejar, analisar e inspecionar equipamentos eletroeletrônicos.
Campos de Atuação
A área de atuação de um tecnólogo em Automação Industrial é bem ampla, indo desde as indústrias de papel, celulose, automotiva, de eletrônicos, energia e têxtil, bem como empresas públicas e de serviços.
Veja abaixo outros campos de atuação deste profissional:
• Indústrias: automobilística, de metalurgia, farmacêuticas e de cosméticos, de mineração, petroquímica, de alimentos entre outras;
• Instituições Financeiras;
• Empresas do comércio e serviços;
• Empresas Públicas;
• Instituições de ensino superior e técnico;
• Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.
Remuneração média
A média salarial do Tecnólogo em Automação Industrial, de acordo com o site Catho.com é de R$ 2.786,46.
Exigência para o exercício da profissão
A exigência para exercer a profissão do Tecnólogo em Automação Industrial é o diploma de conclusão de curso tecnológico.