Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Tecnologia em Automação Industrial

Tecnologia em Automação Industrial

O curso tecnológico em Automação Industrial desenvolve projetos que ajudam as indústrias a produzirem em menor tempo, com maior economia e menor desperdício.

Publicado por Érica Caetano
O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento c
O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento c

Você já deve ter ouvido falar na expressão Automação Industrial, não é mesmo? Mas, apesar de ser um termo comum, são poucas as pessoas que sabem a definição correta e sobre do que se trata.

A Automação Industrial pode ser explicada como sendo uma área que utiliza de novas tecnologias, sejam elas de softwares, hardwares e equipamentos específicos, em processos produtivos de indústrias. Falando de forma simplificada, trata-se de qualquer sistema desenvolvido a partir de elementos tecnológicos que tenham como função substituir tarefas de produção então realizadas por operadores humanos.

Sendo assim, podemos definir a Automação Industrial como uma forma de tecnologia que utiliza de sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle de produções industriais.

A Automação Industrial tem permitido aumentar a eficiência e a produtividade de empresas e indústrias, melhorando a competitividade e, principalmente, a produtividade.

No Brasil, há um grande campo de indústrias automobilísticas, montadoras, indústrias de eletrônicos e de outras áreas, mas também um déficit muito grande de profissionais capacitados para atuar com os equipamentos industriais. Nesse contexto, o curso tecnológico em Automação Industrial vem crescendo e tendo bastante procura.

O principal objetivo da Automação Industrial é executar projetos que sejam capazes de aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço humano, já que leva em conta a segurança do profissional que opera tais maquinários e a qualidade do produto final.

A Automação Industrial consegue fazer com que a produção de determinado produto seja automática, com ganhos significativos no que diz respeito à quantidade produzida e de qualidade. Isso se deve ao processo ser realizado por robôs em sua grande maioria, aumentando o número de itens produzidos, diminuindo o custo e aumentando a qualidade, já que os processos se tornam padronizados.

Com isso, as condições de trabalho para quem atua nas indústrias deste segmento são melhores, pois elimina trabalhos que sejam perigosos e de risco, tendo maior segurança em sua realização.

Podemos dizer, então, que sem o trabalho do tecnólogo em Automação Industrial seria inviável a realização de determinadas operações de grande escala em uma fábrica ou indústria. O seu conhecimento técnico é crucial em processos de montagem em grande escala.

O trabalho do tecnólogo em Automação Industrial também é fundamental para a disponibilidade de produtos nas quantidades necessárias no mercado e no momento certo.

Público-alvo

Para ser um tecnólogo em Automação Industrial é preciso gostar ou, pelo menos, ter interesse sobre automação de processos industriais, saber e gostar de trabalhar em equipe, ter interesse a respeito de novas tecnologias.

O curso

O curso tecnológico em Automação Industrial conta com estudos dos sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial. 

O estudo de disciplinas como Física, Eletricidade e Cálculo, Eletrônica Analógica são básicos. Mas também se estuda disciplinas mais específicas como: 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1.    Automação para Sistemas de Energia
2.    Robótica
3.    Manutenção Industrial
4.    Máquinas Elétricas
5.    Sistemas de Controle
6.    Eletrônica e Potência
7.    Eletromagnetismo
8.    Circuitos Eletrônicos
9.    Projeto de Automação
10.    Gerência de Produção

No curso, o estudante irá aprender a desenvolver e implementar projetos que ajudem as indústrias a produzirem em menor tempo, com menos energia e menor desperdício. Também é estudado o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais e a aplicação de conhecimentos de robótica.

Os cursos tecnológicos de Automação Industrial e de Mecatrônica Industrial possuem semelhanças. No entanto, no estudo da Mecatrônica Industrial se tem mais ênfase na mecânica, enquanto que na Automação Industrial o foco é na eletrônica.

Duração média 

De 2 anos e meio a 3 anos 

Mercado de trabalho

É nítido o acelerado desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje. Esta questão pode ser considerada um desafio para os profissionais que pretendem atuar na automatização de processos produtivos. 

O grande salto tido no desenvolvimento da tecnologia da informação, da computação e das telecomunicações vem reestruturando os sistemas de produção e distribuição, modificando também o cenário socioeconômico mundial, criando novos desafios para este profissional. 

A falta de mão de obra qualificada no setor produtivo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e ao uso de novas tecnologias eletrônicas, é a principal dificuldade atual para o crescimento econômico e industrial. Por isso, um profissional com conhecimento técnico em automação industrial encontra um mercado bem receptivo.

Formas de atuação

O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional que trabalha a favor da modernização de técnicas de produção que são utilizadas no setor industrial. Ele atua no planejamento, na instalação e na supervisão de sistemas de integração e automação.

Ele poderá, depois de formado: 

•    Realizar manutenção, medições e testes em equipamentos de controle e de potência em fábricas;
•    Realizar diagnóstico e levantamento de instalação de equipamentos de determinado segmento industrial;
•    Aplicar técnicas de medição e ensaios em indústrias e fábricas;
•    Especificar instrumentos e coordenar equipes de instalação, montagem e manutenção;
•    Elaborar projetos, executar e instalar sistemas de controle e automação;
•    Planejar, analisar e inspecionar equipamentos eletroeletrônicos.

Campos de Atuação

A área de atuação de um tecnólogo em Automação Industrial é bem ampla, indo desde as indústrias de papel, celulose, automotiva, de eletrônicos, energia e têxtil, bem como empresas públicas e de serviços. 

Veja abaixo outros campos de atuação deste profissional:

•    Indústrias: automobilística, de metalurgia, farmacêuticas e de cosméticos, de mineração, petroquímica, de alimentos entre outras;
•    Instituições Financeiras;
•    Empresas do comércio e serviços;
•    Empresas Públicas;
•    Instituições de ensino superior e técnico;
•    Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Remuneração média

A média salarial do Tecnólogo em Automação Industrial, de acordo com o site Catho.com é de R$ 2.786,46.

Exigência para o exercício da profissão

A exigência para exercer a profissão do Tecnólogo em Automação Industrial é o diploma de conclusão de curso tecnológico. 

Veja também

IFAC publica resultado do Vestibular 2021/1
Convocados para as 480 vagas devem se matricular entre os dias 10 e 14 de maio

Unipampa (RS) libera resultado do Vestibular 2021 via Enem
Processo seletivo ofereceu mil vagas em cursos ministrados nos 10 campi

Uneb publica lista de aprovados no Vestibular 2020 para 2º semestre
Convocados devem enviar a documentação exigida pela universidade entre os dias 17 e 21 de maio

UEMA anuncia novas datas do PAES 2021
 Programa de Acesso ao Ensino Superior ocorreria no final de fevereiro e início de março, mas foi adiado pelo agravamento da pandemia

UEG divulga novas datas do Vestibular 2021/1
Processo seletivo ocorreria em março, mas foi adiado por causa do estado de emergência do coronavírus

Paraná: UENP encerra prazo de inscrições para Vestibular 2021
Processo seletivo oferece 1.083 vagas, das quais 403 para cotistas

UEPG solta ensalamento do PSS 2020
Os 19.963 inscritos em todas as etapas farão as provas em maio, em Curitiba e 12 cidades do interior paranaense

Confira o resultado do Vestibular 2021 da UFSC
Interessados nas mais de 2,5 mil vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou de vestibulares anteriores

UEPG libera gabaritos do Vestibular 2020
Previsão é que lista de aprovados seja divulgada no dia 31 de maio

Universidade de Vassouras (RJ) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Do total de vagas, 80 são para o campus de Vassouras e 60 para o campus de Miguel Pereira

ITA abre prazo para pedir isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2022
Lista de vestibulandos beneficiados com isenção de taxa sairá às 16h do dia 30 de junho

Cederj recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Também está aberto o período para participar do processo seletivo por meio das cotas