Conforme dados divulgados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 13 de janeiro, dos 784.830 que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 com o objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio, apenas 60.320 estudantes atendem os requisitos mínimos, o equivalente a 7,6%.
Para obter a certificação, o estudante precisaria ter alcançado o mínimo de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliada no Exame e o mínimo de 500 pontos na redação, além de ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data do primeiro dia de prova. Os certificados estão sendo expedidos pelos 38 institutos federais e pelas secretarias de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal, sem qualquer custo. Os cronogramas com os prazos para solicitação da certificação e emissão do documento variam conforme a unidade certificadora.
Os interessados deverão procurar a instituição escolhida, no ato da inscrição, e apresentar o Boletim de Desempenho do Exame para encaminhar o pedido. As notas do Exame também podem ser usadas para requerer a Declaração Parcial de Proficiência, certificação que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Enem.
Enem 2013
O resultado desta edição do exame foi disponibilizado no último dia 03. Através do CPF ou número de inscrição e senha, o candidato poderá visualizar as notas das provas por área de conhecimento. Dos 7.173.574 estudantes inscritos, entre 13 e 27 de maio, mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, o que resultou em um índice de abstenção de 29% em todo o Exame.
No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. A redação teve como tema os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil.
No total, 36 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo. Outros 1.522 candidatos foram eliminados por tentativa de fraude. O cronograma da edição de 2014 já está sendo elaborado e deverá ser divulgado entre março e abril. As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), utilizado para concessão de bolsas integrais e parciais, serão encerradas às 23h59 de sexta-feira, dia 17.