O acesso ao sistema de consulta ao boletim de desempenho individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já teve até o momento 4.978.449 acessos, segundo o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O número foi divulgado na manhã de hoje, 06 de janeiro, por meio de coletiva de imprensa realizada em Brasília.
O resultado do Enem foi liberado no final da noite da última sexta-feira, dia 03, através do portal do Instituto Nacional de Estudos, Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso ao sistema, é necessário informar o ano de realização da prova juntamente com o número do CPF e a senha cadastrada.
Com o resultado do Enem, o estudante pode realizar sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014/1, que iniciou suas inscrições nesta segunda-feira. Elas serão recebidas até o final desta semana, mais precisamente no dia 10.
Faça sua inscrição no SiSU 2013/2
No ato da inscrição é preciso ter em mãos o número de inscrição do Exame. O candidato tem a opção de selecionar até duas opções de cursos, entretanto, é necessário especificar a ordem de preferência, o turno e o nome da instituição. Além disso, é necessário escolher a modalidade de concorrência ao qual o aluno prefere concorrer, deixando claro se deseja optar pela concorrência de cotas ou não. Durante o período de inscrições o candidato poderá acompanhar a sua classificação parcial e notas de corte.
Para esta edição, estão sendo ofertadas 171.756 vagas em 4.731 cursos de 115 instituições de ensino superior. Os selecionados para a primeira chamada do SiSU 2014/1 serão conhecidos em 13 de janeiro. Eles devem efetuar matrícula nas instituições entre os dias 17 e 21 seguintes. Os aprovados na primeira opção de curso que não realizarem o registro acadêmico serão eliminados do Sistema. Já quem for selecionado para a segunda opção de curso, podem escolher não fazer matrícula, para esperar a convocação na primeira escolha.
A segunda chamada está prevista para o dia 27 deste mês, com matrículas para os dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro. Candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas pode solicitar inclusão em lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 07 de fevereiro - para aqueles que não forem aprovados na 1ª opção de curso. No dia 11 de fevereiro será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições, que ficará encarregada das chamadas posteriores.
*com informações do Inep